Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Auditorias

Auditorias

por Brasil publicado 04/06/2013 09h58, última modificação 19/09/2018 18h07

 Nesta seção, são divulgadas, por exercício, informações sobre os Relatórios de Gestão, os Relatórios e os Certificados de Auditoria, com Pareceres de Dirigentes do Órgão de Controle Interno e os Pronunciamentos Ministeriais, que compõem os Processos de Contas Anuais das unidades do Ministério da Justiça e órgãos vinculados, em cumprimento ao artigo 20-B do Decreto nº 3.591, de 06 de setembro de 2000, acrescido pelo Decreto nº 5.481, de 30 de junho de 2005, e ao disposto na Portaria nº 262, de 30/08/2005, da Controladoria Geral da União (CGU), bem como as demonstrações contábeis, em atendimento à determinação da STN (macrofunção SIAFI 020318, item 8.2).

O Ministério da Justiça ao demonstrar anualmente os resultados alcançados de atividades executadas sob a sua responsabilidade, realizadas para atingir os objetivos previamente estabelecidos, presta contas aos órgãos de controle e à sociedade.

A prestação de contas é materializada no Relatório de Gestão e de cunho obrigatório a todos aqueles que utilizam dinheiro, bens e recursos públicos.

Além do Relatório de Gestão, por meio de Decisão Normativa publicada para cada ano, o Tribunal de Contas da União (TCU) estabelece a relação das unidades prestadoras de contas cujos responsáveis terão a gestão do exercício julgadas. As unidades selecionadas, por sua vez, são submetidas à auditoria anual de contas do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), com resultado apresentado no Relatório de Auditoria, no Certificado de Auditoria e no Parecer de Dirigente do Controle Interno.

O Pronunciamento Ministerial é o documento assinado pelo Ministro de Estado que atesta o conhecimento dos resultados da auditoria e encaminha o processo de contas ao TCU para julgamento.

Para além disso, os órgãos que possuem auditorias internas estão obrigados a apresentar o Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (Raint) e o Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (Paint). No âmbito do Ministério da Justiça, apenas as entidades vinculadas Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Fundação Nacional do Índio (Funai) apresentam tais documentos. Os demais órgãos do Ministério da Justiça não possuem em suas estruturas unidades de auditorias internas.

                                                                                  

 

  Demonstrações contábeis do exercício de 2017
  

 
 
 

  

 

 

 

 


 



registrado em: , ,