Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Delegações estrangeiras elogiam preparação da segurança dos Jogos Rio 2016

Destaque

Delegações estrangeiras elogiam preparação da segurança dos Jogos Rio 2016

por publicado: 17/05/2016 19h47 última modificação: 24/05/2016 13h06
Evento realizado pelo MJ apresentou a operação para representantes de 77 países

Brasília, 17/05/16 - Mostrar para o mundo que o Brasil está preparado. Esse foi o objetivo da Semana Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016, encerrada nesta terça-feira (17) na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro. O evento, promovido pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e Cidadania (Sesge/MJ) teve início na última quinta-feira (12), e contou com a presença de 475 autoridades e representantes de 77 países que terão delegações nos Jogos Rio 2016.

A Semana foi composta de dois eventos. Inicialmente, o 2º Briefing Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016, foi a oportunidade em que todas as instituições responsáveis pela operação de segurança apresentaram os planos para os representantes estrangeiros, incluindo os profissionais resposnáveis pela segurança de delegações e de comitês olímpicos e paralímpicos nacionais. Na ocasião, foram detalhados documentos elaborados em conjunto por instituições de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano dos três níveis de governo: União, Estado e Município do Rio de Janeiro.

A seguir, o Seminário Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016, promoveu o intercâmbio de informações entre os profissionais de segurança pública brasileiros e estrangeiros. Agentes que atuaram na segurança das Olimpíadas de Londres em 2012, no enfrentamento ao terrorismo na Maratona de Boston em 2013 e nos ataques terroristas de Paris, em 2015, entre outros, puderam compartilhar experiências com as instituições brasileiras.

O ex-superintendente da Royal Canadian Mounted Police (RCMP, a polícia montada do Canadá), Mike McDonell, após compartilhar experiência dos Jogos de Londres (2012), elogiou a iniciativa do evento. “O compartilhamento de informações sobre segurança permite uma prática mais efetiva a partir do aprendizado de outras experiências. A palavra-chave neste trabalho é integração e temos visto o Brasil muito bem preparado”.

Para Colm Lydon, Comissário Titular da Polícia de Boston (EUA), “o Brasil já mostrou que tem habilidade em prover segurança em grandes eventos, quando foi sede da Copa do Mundo FIFA 2014. É claro que as Olímpiadas são o maior evento do mundo, mas eu acredito que o Brasil construiu e aprendeu de todos os eventos o necessário para 2016”, afirmou. Lydon trouxe aos profissionais brasileiros a experiência adquirida na resposta aos atentados terroristas perpetrados durante a Maratona de Boston, em 2013.

O francês Eric Gigou, chefe da RAID – unidade da polícia francesa responsável por contraterrorismo, libertação de reféns, gerenciamento de crises e capturas de criminosos perigosos – elogiou o evento. "Somente realizar esse seminário já é um esforço enorme, além da oportunidade de perguntarem a todos nós sobre nossas experiências e também trocarmos essas experiências tão ricas. Acredito que o sucesso de uma operação está justamente na coordenação e cooperação, dando importância a todos os elos dessa corrente, na união dos profissionais”, disse o francês, que abordou a série de ações anti-terrorismo da França, destacando a integração como elemento chave da preparação brasileira em termos em termos de segurança.

Para Andrei Rodrigues, titular da Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos, o evento atingiu seu objetivo. “A proposta era mostrar a maturidade do planejamento da operação de segurança para os Jogos Rio 2016. Esta foi mais uma troca de experiências e nós tivemos a oportunidade de apresentar a preparação para este que é o maior de todos os eventos que o Brasil vem recebendo nos últimos anos”, afirmou.

Este é o segundo evento para divulgação da operação de segurança, baseado no Plano Estratégico de Segurança Integrada (PESI) e no Plano Tático Integrado (PTI) para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. A primeira edição do Briefing Internacional de Segurança para os Jogos Rio 2016 ocorreu em novembro de 2015.


Ministério da Justiça e Cidadania
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315