Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional amplia efetivo para Jogos Rio 2016

Força Nacional amplia efetivo para Jogos Rio 2016

por publicado: 17/02/2016 18h39 última modificação: 17/02/2016 18h39
Treinamentos estão ocorrendo em Boa Vista (RR), Teresina (PI) e Paraíba (PB) e Gama (DF)

Brasília, 17/2/16 - O Ministério da Justiça prepara até o próximo sábado (20), mais 570 profissionais para compor a Força Nacional de Segurança Pública durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Os treinamentos estão ocorrendo desde segunda-feira (15), em Boa Vista (RR), Teresina (PI) e João Pessoa (PB) e Gama (DF).

"Para garantir a segurança do público e atletas nas instalações dos Jogos Rio 2016, deveremos utilizar cerca de 9,6 mil profissionais da Força Nacional, que atuarão em parceria com outros órgãos federais, estaduais e municipais", explica secretária nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina De Luca Miki.

As instruções de nivelamento de conhecimento voltadas aos Jogos têm duração de 60 horas/aula e são conduzidos por profissionais que integram a Força Nacional, sempre em parceria com os órgãos locais de segurança pública. Elas estão ocorrendo desde 2015 e devem capacitar profissionais de todas as unidades federativas.

Na base da Força no Distrito Federal estão sendo capacitados profissionais oriundos de corporações de 20 estados. Já os treinamentos realizados em Roraima, Piauí e Paraíba são nivelados servidores dos próprios estados.

Os participantes recebem aulas de Gestão de Operações em Grandes Eventos; Atendimento Pré-Hospitalar; Busca e Varredura Antibombas; Policiamento de Eventos; Psicologia das Massas; Direitos Humanos; Instrumentos e Técnicas de Menor Potencial Ofensivo; Terrorismo e Contraterrorismo; e Medidas Preliminares em Local de Crise, entre outras disciplinas.

A Força Nacional presta auxílio de segurança pública em qualquer ponto do país, e já participou da segurança de grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo 2014, Copa das Confederações 2013 e Jogos Pan-Americanos 2007. O órgão é formado por policiais militares, policiais civis, bombeiros, peritos criminais e papiloscopistas dos 26 estados e do Distrito Federal.

"Após o período de serviço na Força Nacional todos os profissionais retornam aos seus estados para continuar em prol da população local, mais equipados e com novos conhecimentos”, frisa a secretária Regina.

O Ministério da Justiça desenvolve outras ações mais amplas e fundamentais para os Jogos Rio 2016, através da Secretaria Extraordinária de Segurança de Grandes Eventos (Sesge/MJ). Combate ao terrorismo, reforço em fronteiras e cooperação internacional são bases do trabalho do governo para garantir tranquilidade nas Olimpíadas e Paralimpíadas.

Nesta semana a Força Nacional inicia no Rio de Janeiro a sua participação nos principais eventos-teste das Jogos Rio 2016: o Campeonato Mundial de Saltos Ornamentais (19 a 24 fevereiro), o Qualificatório Final de Ginástica (16 a 24 de abril) e o Aberto Internacional de Atletismo Paralímpico (17 a 21 de maio).

No primeiro evento, de Saltos Ornamentais, os integrantes da Força Nacional vão garantir a segurança do público, dos atletas e das instalações do Parque Maria Lenk, como última fase da preparação para os Jogos Rio 2016. O restante do efetivo chegará à capital fluminense aos poucos, até as semanas que antecedem a cerimônia de abertura das Olimpíadas e ficam até o fim das Paralimpíadas, em setembro.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
Twitter/justicagovbr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315/9962