Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça e Cidadania recebe Ordem do Mérito Aeronáutico

Destaque

Ministro da Justiça e Cidadania recebe Ordem do Mérito Aeronáutico

por publicado: 21/10/2016 16h35 última modificação: 21/10/2016 18h22
Secretário-executivo do MJC, José Levi do Amaral, também foi condecorado. Comenda é concedida a personalidades civis e militares por terem se destacado no exercício de sua profissão e serviços prestados ao País

Brasília, 21/10/16 – O Presidente da República, Michel Temer, presidiu a cerimônia militar alusiva ao Dia da Força Aérea Brasileira e do Aviador, realizada nesta sexta-feira (21), na Base Aérea de Brasília (BABR). No total, 180 personalidades foram homenageadas com a entrega da Ordem do Mérito Aeronáutico (OMA), a maior condecoração da FAB. Entre os agraciados estavam o Ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, e o secretário-executivo do MJC, José Levi do Amaral. A solenidade contou com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, além dos Comandantes da Marinha e do Exército e autoridades civis e militares. 

A Ordem do Mérito Aeronáutico é concedida pela FAB a personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, por terem se destacado no exercício da sua profissão ou em reconhecimento aos serviços prestados ao País. 

Ordem do Mérito

Em seu discurso, o Presidente da República falou sobre a importância da FAB para o Brasil. “Ao longo de décadas, a Força Aérea foi responsável por grandes conquistas. Temos aviação militar moderna. Temos indústria aeronáutica de projeção internacional. Temos uma das mais reputadas escolas de tecnologia aeronáutica do mundo, o ITA. Temos sistema de controle aéreo moderno. Temos um Correio Aéreo Nacional consolidado, que integra nosso território e o conecta ao mundo. Nada disso seria possível sem nossa Força Aérea”, realçou Michel Temer. 

O ministro da Justiça informou ter a intenção de ampliar os trabalhos de proteção das fronteiras junto à FAB. Ele também se disse honrado por receber a medalha. “Tenho muita estima e apreço pelas Forças Armadas. Estive em algumas organizações da FAB verificando junto com o Tenente-Brigadeiro Rossato todo o belíssimo trabalho realizado em defesa do nosso território”, disse o ministro. 

José Levi

Secretário-executivo José Levi do Amaral e Presidente Michel Temer

Passado e presente
Vinte e três de outubro, Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira, foi a data em que Alberto Santos Dumont realizou o primeiro voo com um aparelho mais pesado do que o ar, o 14 Bis. O feito ocorreu em 1906, no Campo de Bagatelle, Paris. Santos Dumont percorreu 60 metros em sete segundos, voando a dois metros do solo com o 14 Bis perante a Comissão Oficial do Aeroclube da França (instituição de reconhecimento internacional autorizada a homologar descoberta aeronáutica marcante) e mais de mil espectadores.

Em homenagem ao Pai da Aviação, foi realizada uma encenação em que o personagem Santos Dumont (interpretado pelo Coronel da reserva, Francisco Garonce) foi apresentado a atual Força Aérea Brasileira. No teatro, ele recebeu uma honraria em agradecimento pela invenção que mudou a história do mundo e permitiu o nascimento da aviação. O Capitão Aviador Ramon Fórneas, um dos pilotos brasileiros enviados a Suécia para realizartreinamento no caça Gripen, participou da encenação que uniu o passado e o presente. “Hoje, temos vários motivos para comemorar. Não só os aviadores, mas todos aqueles fazem parte da FAB e contribuem para esse trabalho”, destacou o militar. 

Ordem do Mérito

Capitão Fórneas e o personagem Santos Dumont

Da Agência Força Aérea
Fotos: Isaac Amorim