Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Abril Indígena traz cultura dos povos para o Palácio da Justiça

Destaque

Abril Indígena traz cultura dos povos para o Palácio da Justiça

por publicado: 16/04/2018 14h15 última modificação: 16/04/2018 14h33
Para Torquato Jardim, celebrar os povos indígenas é celebrar a nossa própria ancestralidade. É reconstruir a nossa história

Torquato oca

Ministro fala aos presentes no Salão Negro do Palácio,  que abriga exposição de fotos e artesanato  Foto: Isaac Amorim

Brasília, 16/4/18 Na manhã desta segunda-feira (16), o ministro da Justiça, Torquato Jardim, abriu oficialmente as comemorações do Abril Indígena. Autoridades e representantes de povos indígenas se reuniram para celebrar o Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. Até o dia 25, o Ministério da Justiça (MJ) e a Funai trazem uma programação especial para comemorar a data.

O maestro violinista indígena Robson Miguel começou a homenagem com a execução do hino nacional cantado na língua guarani. Os povos indígenas foram representados na cerimônia pela etnia Pataxó, que teve o índio Kakai Pataxó como porta-voz.

O fotógrafo Sebastião Salgado, reconhecido mundialmente pelo trabalho artístico com diversos povos indígenas, presenteou o Ministério da Justiça com uma foto, que ficará em exposição no Palácio da Justiça. A representante de Salgado, Gerusa Caiado, fez a entrega da imagem. O ministro Torquato Jardim entregou a ela uma placa em agradecimento à doação do fotógrafo e sua contribuição e importância dada aos povos indígenas.

Torquato Jardim falou sobre a força da família, representada na foto de Salgado, e da ancestralidade que une todo o povo brasileiro aos povos indígenas. “Não há história sem ancestralidade. Assim, celebrar os povos indígenas é celebrar a nossa própria ancestralidade. É reconstruir a nossa própria história. É isso o que celebramos aqui”, afirmou.

Jardim recebeu das mãos do presidente da Funai, Franklinberg Freitas, a medalha do Mérito Indigenista, condecoração conferida a brasileiros ou estrangeiros que se distinguem pela prestação de serviços relevantes, em caráter altruístico, relacionados com o bem-estar, a proteção e a defesa das comunidades silvícolas do país.

Freitas falou sobre o trabalho que a Funai desempenha e o esforço para conseguir atender às necessidades dos povos. “É uma tarefa complexa a condução dos assuntos relacionados à política indigenista no Brasil. Hoje existem cerca de 600 mil indígenas em aldeias e outros 400 mil habitando cidades em todo o país. A heterogeneidade de culturas, línguas e interesses sociais desses diversos povos precisam ser contemplados pelo nosso trabalho”, afirmou o presidente da Funai.

Dança indígenas

Indígenas cantaram e dançaram durante a cerimônia de abertura   Foto: Isaac Amorim

O evento contou ainda com a presença de alunos do Colégio Militar de Brasília. Ao longo da semana, outras escolas visitarão o MJ para participar da programação. No Salão Negro do Palácio da Justiça é possível visitar a mostra de artesanato indígena, exposição de fotos e projeção de vídeos sobre a temática, até o final da semana. Até o dia 25 de abril, as atrações também podem ser vistas na sede da Funai. Confira a programação:

Programação do Abril Indígena

Abril Indígena

A Fundação Nacional do Índio realiza, desde 2014, a Campanha Abril Indígena. A iniciativa, promovida por meio de peças impressas e audiovisuais, além de exposições de fotos e artesanato, cinema, mostra de dança dentre outras atividades, tem o objetivo de conscientizar a população brasileira e combater o preconceito e a discriminação contra os povos indígenas. A mobilização ocorre durante todo o mês de abril, sempre com enfoque em uma das várias temáticas existentes no universo dos mais de 300 povos que, hoje, habitam o nosso país: garantia da diversidade étnica e cultural, conservação ambiental dentre outros.

A campanha traz a importância da ferramenta do conhecimento para a superação de pontos de vista preconcebidos e estereótipos que não correspondem à realidade dos povos indígenas do Brasil. Ao mesmo tempo, busca ressaltar a relevância dos modos de vida tradicionais indígenas, seus saberes e expressões culturais únicos que, além de enriquecerem o patrimônio cultural brasileiro, contribuem com a proteção do meio ambiente e da biodiversidade.

Acesse a galeria com as fotos da cerimônia 


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg