Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ação no Ceará reforça inteligência contra organizações criminosas

Destaque

Ação no Ceará reforça inteligência contra organizações criminosas

por publicado: 19/02/2018 17h58 última modificação: 19/02/2018 18h17
Investigações visam atuação nacional e internacional de quadrilhas

Senasp 2

Reunião entre representantes do MJ e da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará   

Foto: Cícero Oliveira / Ascom SSPDS-CE


Brasília, 19/2/18 - Mapear a atuação de organizações criminosas que atuam no Ceará e ampliar a troca de informações com órgãos federais e de outros estados e países. Essas ações guiam a força-tarefa entre o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) e a Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que estão reunidos em Fortaleza (CE), nesta segunda-feira (19), para traçar protocolos integrados de ação, protocolos táticos, operacionais e de polícia investigativa. 

A comitiva do MJ, liderada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), acompanha os agentes da Polícia Federal e Força Nacional, enviados de Brasília (DF), atendendo pedido do governo cearense à Presidência da República. “Esta ação conjunta já era tratada desde o mês de janeiro. Nossa prioridade neste momento é tratar dos pontos na parte de inteligência, de polícia judiciária e investigação”, explica o almirante Alexandre Mota, secretário-adjunto da Senasp.

O superintendente da Polícia Federal no estado, delegado Delano Cerqueira Bunn, afirma que a integração entre os órgãos de segurança no estado é muito intensa. "Não há melhor lugar para começar um trabalho como esse, pioneiro. Estamos aqui para dar apoio. A ideia não é assumir protagonismo", declarou, acerca do reforço federal.

Para o titular da SSPDS, André Costa, o trabalho desenvolvido vai fazer diferença para o Ceará, mas também para o resto do País, uma vez que o problema enfrentado no estado, com organizações criminosas, é o mesmo praticamente em todos os estados. "A força-tarefa não vem aqui substituir, mas acrescentar, principalmente, facilitando o fluxo de informações, já que há a ação interestadual e até internacional desses grupos. Por isso, é importante a participação do governo federal nesse processo, para que a atuação seja de forma integrada e sem que haja problemas de atribuições entre os órgãos, sem invasão de competências”, frisou o secretário estadual.

Também participam das reuniões gestores da Polícia Rodoviária Federal no Ceará, da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros Militar, da Perícia Forense e da Polícia Civil do estado.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg