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Aplicativo permitirá turistas reclamarem de serviços durante a Copa

por publicado: 18/11/2013 20h04 última modificação: 20/02/2014 09h53


Na Bahia, os torcedores que visitarem o estado durante a Copa do Mundo 2014 contarão com um aplicativo móvel exclusivo para registrar reclamações contra estabelecimentos e prestadores de serviço. Disponível para os principais aparelhos smartphones a partir de dezembro deste ano, o Reclame Turismo vai funcionar de forma integrada com o Procon e reforçar outros serviços de atendimento, a exemplo do Disk Turismo e Guias e Monitores.

 

A novidade foi apresentada nesta segunda-feira (18), em Salvador (BA) durante reunião entre representantes dos ministérios da Justiça, do Turismo e da Embratur, além da Secretaria Estadual do Turismo (Setur), Secretaria Estadual para Assuntos da Copa (Secopa) e do Procon estadual. O grupo discutiu o planejamento das ações de proteção ao consumidor turista na Copa.

 


A principal preocupação dos órgãos de defesa do consumidor para o período da Copa é a prestação de serviços, como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, além do transporte urbano, interestadual e aéreo.

 


Os preços cobrados em trechos entre as cidades-sede nas datas de jogos foram um dos primeiros alvos da fiscalização integrada.

 


“Com relação às passagens aéreas, foi realizado um diagnóstico do preço das passagens e as companhias aéreas comunicadas, para que não tenhamos valores abusivos e que o consumidor turista volte ao Brasil aproveitando serviços de qualidade”, afirmou o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça, Amaury Oliva.

 


O objetivo do encontro, realizado nas 12 cidades-sede da Copa, é prevenir eventuais conflitos e estabelecer o monitoramento das relações de consumo durante o evento através do Comitê Técnico de Consumo e Turismo do Plano Nacional de Consumo e Cidadania.

 

Com informações da Secom/BA

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