Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aracaju tem redução de 20% no número de homicídios em 2017

Destaque

Aracaju tem redução de 20% no número de homicídios em 2017

por publicado: 02/06/2017 11h33 última modificação: 02/06/2017 12h03
Cidade conta com ações do Plano Nacional de Segurança Pública

Brasília, 2/6/17 - Iniciado há 103 dias, o Plano Nacional de Segurança Pública está dando resultados em Aracaju (SE). A cidade alcançou uma redução de 20,4% no número de homicídios nos cinco primeiros meses de 2017, em comparação ao mesmo período do ano passado. Em Sergipe, a queda é de 11%. Os dados foram divulgados na quinta-feira (1º) pela Secretaria de Segurança Pública do Estado de Sergipe, com destaque para atuação integrada dos órgãos  locais com a Força Nacional de Segurança Pública.

O desenvolvimento do Plano Nacional de Segurança Pública pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com os órgãos locais, prevê desde ações preventivas, sociais, revisão de processos administrativos e atuação integrada com a Força Nacional. Além de Aracaju, o Plano está sendo implementado em Natal (RN) e Porto Alegre (RS).

“A presença da Força Nacional é mais uma soma, não só pela presença das equipes aqui, mas com a chegada de armamentos e viaturas, frutos desse convênio existente com a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP). Tudo isso tem resultado em uma redução dos índices, além, é claro, do aumento do nosso efetivo. O reflexo disso foi justamente essa redução, que temos certeza que não é algo gratuito, é fruto de todo um trabalho, um esforço, uma integração e operatividade determinada pelo governador”, disse o comandante-geral da Polícia Militar de Sergipe, coronel Marcony Cabral.

FN

Resultados

Com o apoio da Força Nacional, desde fevereiro deste ano, foram realizadas quase 40 prisões e oito apreensões de adolescentes em flagrante. Também foram cumpridos dez mandados de prisão e apreendidos dois quilos de maconha, 200 gramas de cocaína, 11 armas de fogo e três simulacros de arma de fogo somente na capital.

O reforço policial permitiu ainda que a Polícia Militar de Sergipe realizasse em conjunto com a Força Nacional, 28 mil abordagens nas regiões do 1º Batalhão da Polícia Militar, no bairro Santa Maria e 8° Batalhão da PM, na zona Norte de Aracaju. Além disso, foram realizadas cerca de 800 abordagens a ônibus na cidade.

A Força Nacional realiza bloqueios em determinados pontos estratégicos, estabelecidos pela PM sergipana, para vistorias de veículos e condutores a fim de identificar drogas ou armas. As equipes atuam diariamente, de domingo a domingo, com quatro viaturas no bairro Santa Maria, e mais oito viaturas em nove bairros da zona Norte de Aracaju, como Cidade Nova, Santos Dumont, Santo Antônio entre outros.

Além desse reforço ostensivo, a Força Nacional conta também em Aracaju com equipes de policiais civis e peritos forenses, que estão auxiliando na investigação e perícia de crimes de homicídio, em apoio à Polícia Civil e da Coordenadoria Geral de Perícias do estado.

A delegada-geral da Polícia Civil, Katarina Feitosa, acrescentou que, por meio das análises dos dados coletados, a equipe de segurança consegue direcionar as ações em áreas prioritárias. “A questão de trabalhar com inteligência e dados nos ajuda muito a combater a criminalidade. A prioridade são aquelas localidades que tem a maior mancha criminal, especialmente em homicídios, podemos citar como localidades de prioridade a zona Norte; a zona Sul, que engloba os bairros 17 de Março e o Santa Maria e algumas cidades do interior, com trabalhos mais específicos, como Itabaiana, Lagarto, a Grande Aracaju. Tudo isso voltado ao benefício da população, porque uma vida que é salva para nós é muito importante”.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg