Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional abrirá as portas para a cultura

Destaque

Arquivo Nacional abrirá as portas para a cultura

por publicado: 03/11/2016 09h34 última modificação: 03/11/2016 16h44
Ministérios da Justiça e da Cultura trabalham em um plano para transformar o órgão em um equipamento multicultural com atrações culturais voltadas para música, teatro, cinema, dança e literatura

Brasília, 3/10/16 – O Arquivo Nacional, órgão ligado ao Ministério da Justiça e Cidadania, abrirá suas portas para a cultura. Representantes da pasta da Justiça e Cidadania e Cultura trabalham em um plano para transformar o órgão, com sede no Rio de Janeiro, em um equipamento multicultural. A ideia é que o Arquivo passe a contar com atrações culturais voltadas para música, teatro, cinema, dança e literatura, participando definitivamente do roteiro cultural e turístico da capital fluminense.

O tema foi assunto de reunião entre o ministro da Cultura, Marcelo Calero, e o diretor-geral o do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques. No encontro, eles discutiram participação ativa do Arquivo Nacional no Conselho Nacional de Política Cultural, além do Plano Setorial de Arquivos, que está em consonância com o Plano Nacional de Cultura.

A parceria irá resultar no fortalecimento do Arquivo Nacional e também na definição de metas conjuntas entre o Ministério da Justiça e Cidadania e o Ministério da Cultura.

Cinema Arquivo em Cartaz

O ministro Calero aceitou o convite feito pelo diretor-adjunto do Arquivo Nacional, Mauro Domingues, para encerrar o Festival Internacional de Cinema Arquivo em Cartaz, que ocorrerá entre os dias 7 e 16 de novembro. Calero elogiou a exposição sobre os acervos audiovisuais e a importância da mostra de cinema, que tem como objetivo a divulgação e o incentivo para a realização de filmes com imagens de arquivo. A iniciativa permite debater e refletir a preservação de acervos cinematográficos.

As mostras do Festival Internacional de Cinema de Arquivo são gratuitas e acontecem no Rio de Janeiro e Niterói. Confira a programação completa em www.arquivoemcartaz.com.br.   

Arquivo em Cartaz