Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Brasil debate ações de tecnologia e capacitação em segurança pública para o Mercosul

Destaque

Brasil debate ações de tecnologia e capacitação em segurança pública para o Mercosul

por publicado: 09/11/2017 17h00 última modificação: 09/11/2017 17h12
Foro preparatório para a reunião de ministros de Justiça do Mercosul e Estados Associados reúne-se em Brasília

Brasília, 9/11/17 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública coordena os trabalhos dos grupos especializados em capacitação, informática e comunicações durante a 2ª Rodada Técnica Preparatória para a reunião de ministros de Justiça do Mercosul.

As reuniões que antecedem o encontro de ministros da Justiça e do Interior do Mercosul terminam nesta quinta-feira (9), e reúne representantes dos países-membros do Mercosul e Associados para discutir projetos que possibilitem o fortalecimento das ações de segurança pública e o combate à criminalidade.

No grupo técnico de Informática e Comunicações estão sendo apresentadas propostas de aprimoramento do Sistema de Intercâmbio de Informações de Segurança do Mercosul (SISME), solução responsável por integrar os dados de natureza cadastral e criminal que possibilita o intercâmbio de informações de segurança entre os países-membros.

Já no GT de Capacitação são debatidas, entre outros temas, propostas de criação da matriz curricular do Mercosul para formação de profissionais de segurança pública, apresentação do calendário consolidado dos cursos e a troca de experiências de policiamento comunitário.

A coordenação desses temas é liderada pela Diretoria de Ensino, Pesquisa, Análise de Informação e Desenvolvimento de Pessoal (Depaid) da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP).

Também acorrem reuniões preparatórias sobre tráfico de material nuclear ou radioativo, melhoria do sistema penitenciário e migrações. Os debates acontecem no Conselho da Justiça Federal – CJF.