Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cardozo defende política de desarmamento para diminuir a violência

Cardozo defende política de desarmamento para diminuir a violência

por publicado: 27/11/2014 18h42 última modificação: 27/11/2014 18h56

 

Brasília, 27/11/14 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, defendeu nesta quinta-feira (27) a política de desarmamento implementada pelo governo federal. Ele disse ser um equívoco achar que se pode combater a violência com aquisição de armas individuais.

“Quanto mais armas nas ruas, maior será a violência. Arma não é um instrumento de defesa, é um instrumento de ataque. A violência cai quando se recolhem armas, e cresce quando mais pessoas estão armadas”, disse o ministro ao ser questionado sobre iniciativas e debates no Congresso Nacional para flexibilizar o Estatuto do Desarmamento.

“Existem avaliações de algumas pessoas que a  violência se combate  com aquisição de armas individuais, mas isso é um erro. Quanto mais você tem o armamento, maior o número de acidentes com armas de fogo, maior a possibilidade de roubo de armas, que acabam sendo utilizadas por meliantes, maior a possibilidade de uma pessoa tentar reagir a um assalto e ser vítima”, disse o ministro.

O secretário de Assuntos Legislativos, Gabriel Sampaio, participou nesta quarta-feira (26) de audiência pública na Câmara dos Deputados sobre projeto que flexibiliza regras para o porte de armas de fogo pela população. Ele afirmou que a maior proteção dada à população é aquela fornecida pelos órgãos de segurança pública.

"O projeto retira regras restritivas previstas no Estatuto do Desarmamento, que geravam controle, como a comprovação efetiva pelo cidadão da necessidade de se ter o porte de arma e a obrigatoriedade de renovação da licença depois de concedida", explicou o secretário.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315