Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Seminário reúne especialistas para discutir o aprimoramento do combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

Destaque

Seminário reúne especialistas para discutir o aprimoramento do combate à corrupção e à lavagem de dinheiro

por publicado: 16/08/2018 11h33 última modificação: 16/08/2018 11h38
Evento contará com a presença de cerca de 120 convidados.

Brasília, 16/08/2018 - Com o objetivo de aprimorar a produção de informações relacionadas à prevenção e ao combate à corrupção e à lavagem de dinheiro, capacitando colaboradores de órgãos Estaduais e Federais, o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), realizará, nos dias 21 e 22 de agosto, das 9h às 18h, no Auditório Tancredo Neves, o VII Seminário de Análise Financeira da Rede Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede LAB-LD).

O evento contará com a presença de cerca de 120 convidados entre analistas de informações de órgãos de persecução criminal como, por exemplo: Polícias Civis, Federal e Ministérios Públicos, além da Receita Federal do Brasil (RFB), Tribunal de Contas da União (TCU) e Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE).

Nesta edição, haverá a participação de palestrantes das seguintes instituições: Tribunal de Contas da União (TCU), Receita Federal do Brasil (RFB), Polícia Federal, Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do Ministério Público da Bahia (LAB-LD MPBA), Mastercard e Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ). Entre os assuntos que serão abordados estão: funcionamento do setor de pagamentos, regulação e combate a fraudes, cartões de crédito, moedas eletrônicas, blindagem patrimonial e ocultação de bens.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) é resultado da meta 16 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Enccla 2006, que previa a necessidade de “implantar laboratório modelo para a aplicação de soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações e para a difusão de estudos sobre as melhores práticas em hardware, software e a adequação de perfis profissionais”.

O LAB-LD foi instalado em 2007, por intermédio de convênio entre o Ministério da Justiça e o Banco do Brasil, dentro da estrutura do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ). 

Com o sucesso desse projeto piloto, o Ministério da Justiça iniciou em 2009 a replicação do modelo para outros Órgãos Estaduais e Federais. O conjunto destes Laboratórios forma a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-Lab), hoje presente em todos os estados brasileiros.

Inscrições por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/1k1FQTCmHRvrfVxbPNli2F7JnttrTAjp28gItjsRzAXo/edit?usp=sharing .

Serviço: 
VII Seminário de Análise Financeira da Rede Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (Rede LAB-LD)

Data21 e 22 de agosto de 2018.
Local: Auditório Tancredo Neves (Edifício Sede do Ministério da Justiça, Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T)
Horário:  9h às 18h