Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério da Justiça se ilumina de rosa

Destaque

Ministério da Justiça se ilumina de rosa

por publicado: 04/10/2018 09h39 última modificação: 04/10/2018 09h51
O Ministério da Justiça iluminou a fachada do Palácio da Justiça na cor rosa para se juntar ao movimento internacional conhecido como "Outubro Rosa"

MJ.jpg

Brasília, 04/10/18 - O Ministério da Justiça iluminou a fachada do Palácio da Justiça na cor rosa para se juntar ao movimento internacional conhecido como "Outubro Rosa".  A cor simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades.

Neste mês também começou uma campanha interna de promoção à saúde, incentivando as mulheres a buscarem orientação sobre a doença. Além disso, as imagens dos perfis da instituição nas redes sociais receberam a cor rosa em seu fundo.

O Arquivo Nacional, órgão do Ministério da Justiça, também aderiu ao Outubro Rosa e até o final do mês estará com a fachada de sua sede, no Rio de Janeiro, iluminada na cor da campanha.
Existe tratamento para câncer de mama, e o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde, o SUS.

História - Sua história remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990.

Em 1997, entidades das cidades de Yuba e Lodi nos Estados Unidos, começaram efetivamente a comemorar e fomentar ações voltadas a prevenção do câncer de mama, denominando como Outubro Rosa. Todas ações eram e são até hoje direcionadas a conscientização da prevenção pelo diagnóstico precoce. Para sensibilizar a população inicialmente as cidades se enfeitavam com os laços rosas, principalmente nos locais públicos, depois surgiram outras ações como corridas, desfile de modas com sobreviventes (de câncer de mama), partidas de boliche e etc.

A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros e etc. surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.