Você está aqui: Página Inicial > Notícias > REDE-LAB apresenta resultado das ações de 2018 em Encontro Nacional

Destaque

REDE-LAB apresenta resultado das ações de 2018 em Encontro Nacional

por publicado: 17/10/2018 17h36 última modificação: 18/10/2018 11h33
A Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB) conta com 58 unidades em todo o Brasil

Brasília, 17/10/18 - Acontece nos dias 18 e 19 de outubro, em Florianópolis (SC), o XII Encontro Nacional da Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (REDE-LAB). O evento é realizado pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ) em parceria com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

Na ocasião, serão apresentados os resultados das ações do planejamento de 2018. Haverá ainda eleição dos membros do Comitê Gestor para o biênio 2019/2020. Participam do Encontro os coordenadores de laboratórios, gestores e convidados. 

De acordo com o Coordenador da REDE-LAB, Leonardo Terra, o Encontro Nacional, que é realizado anualmente, é o evento mais importante da REDE-LAB. “É uma oportunidade de integração entre os coordenadores das unidades. Além disso, promove a discussão de temas técnicos que influenciam nas atividades realizadas pelas unidades LAB-LD distribuídas por todo o País”, afirma.

A REDE-LAB é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Criada em 2007, sua principal característica é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados. Atualmente, conta com 58 unidades em todo o Brasil, sendo 43 em operação e outras 15 em processo de instalação.

A ideia da REDE-LAB é resultado da meta 16 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro - Enccla 2006, que previa a necessidade de “implantar laboratório modelo para a aplicação de soluções de análise tecnológica em grandes volumes de informações e para a difusão de estudos sobre as melhores práticas em hardware, software e a adequação de perfis profissionais”.

O primeiro laboratório foi instalado no Departamento De Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ/MJ), em 2007, órgão gestor da REDE-LAB. 

Comitê Gestor

Para tratar dos preparativos do XII Encontro Nacional da REDE-LAB, aconteceu hoje (17), também em Florianópolis (SC), a XI Reunião do Comitê Gestor da REDE-LAB, colegiado consultivo responsável pelo apoio estratégico às tomadas de decisão que visam integrar as atividades dos Laboratórios. 

Atualmente, o comitê - que se reúne três vezes ao ano - é composto por representantes do DRCI/SNJ, Ministério Público Federal (MPF), Polícia Federal (PF), Polícia Civil de São Paulo (PCSP), Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), Polícia Civil de Sergipe (PCSE), Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP/BA), Ministério Público de São Paulo (MPSP), Ministério Público do Espírito Santo (MPES), Ministério Público do Paraná (MPPR) e Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).