Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enccla é tema de destaque em Encontro sobre Lavagem de Dinheiro

Destaque

Enccla é tema de destaque em Encontro sobre Lavagem de Dinheiro

por publicado: 26/10/2018 14h56 última modificação: 26/10/2018 14h56
Evento discutiu questões sobre legislações, técnicas e boas práticas em relação ao combate à lavagem de dinheiro.

Brasília, 26/10/18 - Entre os dias 24 e 26 de outubro, em São Paulo, foi realizado o Encontro Regional contra Lavagem de Dinheiro do Programa El Pacto; União Europeia - América latina.

Participaram da reunião representantes de 16 países da América latina. O Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI/SNJ) esteve presente com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), a Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (COAF).

Durante o evento, foram discutidas questões sobre legislações, técnicas, boas práticas, dificuldades e troca de experiências em relação a lavagem de dinheiro, além de temas sobre cooperação jurídica internacional. Um dos grandes destaques foi a apresentação da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) - iniciativa brasileira de sucesso no âmbito do enfrentamento à lavagem de dinheiro.

Segundo o coordenador-geral de Recuperação de Ativos do DRCI, Isalino Antônio Giacomet, o modelo de trabalho conjunto entre as instituições e os resultados já obtidos pela Enccla no Brasil geraram interesse das delegações presentes. “A Estratégia representa uma forma efetiva de coordenação interinstitucional de diversos atores que atuam no combate à lavagem de dinheiro com resultados bastantes significativos ao longo desses 15 anos de existência”, afirmou.