Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operação Anjos da Lei resulta na prisão de 623 pessoas e apreensão de 122 adolescentes em todo país

Destaque

Operação Anjos da Lei resulta na prisão de 623 pessoas e apreensão de 122 adolescentes em todo país

por publicado: 14/11/2018 11h31 última modificação: 14/11/2018 11h44
Ação é quarta operação nacional realizada pelo Ministério da Segurança Pública, em parceria com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia Civil, no âmbito do SUSP


Crédito_ Rodrigo Croos_ Divulgação SSP-SP (2).JPG
Foto: Rodrigo Croos/SSP-SP

Brasília, 14/11/2018 – Foram 623 pessoas presas e 122 adolescentes apreendidos. Esse é o resultado da Operação Anjos da Lei, ação que visou o combate ao tráfico de drogas nas proximidades de escolas em todas as unidades federativas do Brasil. Essa é a quarta operação nacional realizada pelo Ministério da Segurança Pública, em parceria com o Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC), no âmbito do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP).

O nome Operação Anjos da Lei é referência ao filme de policiais que se infiltram em instituições de ensino e, também, à proteção às crianças que são Anjos que merecem ser protegidos pela Lei.  Segundo o presidente do Conselho Nacional de Chefes de Polícia (CONCPC) e coordenador da operação, Emerson Wendt, a ação teve como enfoque principal, “coibir, reprimir e prevenir o tráfico de drogas nas proximidades e dentro das escolas, no intuito de propiciar uma sensação de segurança, além de encaminhar autores do tráfico ao sistema prisional”.

Mais de 5,2 mil policiais dos 26 Estados e do Distrito Federal participaram da operação no cumprimento de 826 mandados, sendo 373 mandados de prisão e apreensão de adolescentes e 453 de busca e apreensão.

Ao total, 623 adultos foram presos (sendo 18 prisões de foragidos recapturados, 279 prisões em flagrante e 326 decorrentes do cumprimento de mandados), além da apreensão de 122 adolescentes. Também foram apreendidos durante os trabalhos, 394 armas de fogo e mais de 770kg de drogas diversas.

De acordo com o ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, além do trabalho de repressão ao tráfico de drogas nas proximidades das escolas, a operação serviu também para levar conhecimento sobre como evitar ou coibir a presença de traficantes no seu entorno. “Nós sabemos que infelizmente o tráfico ronda as nossas escolas, os nossos estudantes, e busca, sobretudo, levar essa juventude a usar drogas. Então, além desse trabalho de coibir essa prática, a operação leva ao conhecimento dessas escolas a respeito das regras que devem ser tomadas para evitar a presença ou aproximação de traficantes ao redor das escolas”, salientou.

Por fim, Jungmann parabenizou a participação de todos os policiais envolvidos na operação. “Quero agradecer a todos que atuaram no dia de hoje para reprimir esse tipo de tráfico que é extremamente doloso, porque além de ter a questão de drogas envolvidas, tem também a questão da juventude, de impedir que eles sejam capturados por algo que, sem sombra de dúvida, causa um imenso prejuízo a toda sociedade, que é alcançada por esse tipo de atividade criminosa e dolosa nas proximidades das escolas”, concluiu.

Operação integrada

Anjos da Lei é a quarta operação realizada de uma parceria com as polícias estaduais, coordenadas pelo Ministério da segurança Pública. A primeira operação foi a Luz da Infância, ocorrida em maio, visando o combate à pedofilia, que resultou na prisão de 251 pessoas; já em agosto foi realizada a Operação Cronos, com a prisão de mais de três mil pessoas envolvidas em crimes de feminicídio e homicídios. Por fim, a operação Midas, ocorrida em setembro, que resultou na prisão de mais de quatro mil pessoas relacionadas com crime patrimonial de roubo e latrocínio.

Assessoria de Comunicação Social
(61) 2025-3135/2025-9962
ascom@seguranca.gov.br
www.seguranca.gov.br