Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Começa a 4ª Reunião da Comissão de Trabalho sobre Tráfico de Seres Humanos

Destaque

Começa a 4ª Reunião da Comissão de Trabalho sobre Tráfico de Seres Humanos

por publicado: 27/11/2018 15h38 última modificação: 27/11/2018 15h38
Países da CPLP se reúnem em Brasília para apresentação de boas práticas

reunião

Brasília 27/11/2018 – Aconteceu, nesta terça-feira (27), a abertura da 4ª Reunião da Comissão de Trabalho em Matéria de Tráfico de Seres Humanos (CMJPLOP/CPLP). O ministro da Justiça, Torquato Jardim, e o Secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel de Souza, participaram do evento que também contou com a presença de representantes de outros sete países que integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). 

A Reunião da Comissão de Trabalho em Matéria de Tráfico de Seres Humanos (CMJPLOP/CPLP) acontece a cada 2 anos e tem como objetivo acompanhar os progressos registrados em cada país participante com relação às catorze recomendações determinadas na Declaração de Lisboa, instituída em 2013.

O ministro Torquato Jardim disse que a cooperação é caminho obrigatório para as nações vencerem todas as formas desse crime, que é transnacional. “Não há como sermos bem-sucedidos fora de uma estreita e intensa cooperação internacional. Temos que conhecer os detalhes uns aos outros e compartilharmos, também, tecnologia”, destacou o ministro. 

Já o Secretário Nacional de Justiça, Luiz Pontel de Souza, lembrou a aprovação do Terceiro Plano de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, que aconteceu em julho de 2018, e estabeleceu as diretrizes e metas para o enfrentamento do crime. “O Brasil vem fazendo sua parte e entendendo que o tráfico de pessoas requer efetiva colaboração e articulação entre as diferentes políticas públicas e a participação de todos nessa empreitada”, enfatizou Pontel.

Os países que fazem parte da CPLP são Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor Leste.

Durante a reunião, estão sendo apresentadas boas práticas de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. O evento vai até o dia 29 de novembro.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg