Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Obras de Maria Bonomi são restauradas no Arquivo Nacional em Brasília

Destaque

Obras de Maria Bonomi são restauradas no Arquivo Nacional em Brasília

por publicado: 27/11/2018 16h47 última modificação: 27/11/2018 16h47
Maria Bonomi é uma artista plástica ítalo-brasileira que trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora

Brasília, 27/11/2018- Três obras da renomada artista Maria Bonomi estão sendo restauradas no Arquivo Nacional em Brasília. As xilogravuras são parte do acervo da Presidência da República. As obras denominadas “Mar dos Apoios”, “Muro, muralha, passo” e “Caminhos em corpo tem” datam de 1975, época em que a artista se dedicou a uma série de gravuras realizadas a partir de viagens à Amazônia, China e Japão e de pesquisas efetuadas nesses lugares. Xilografia é uma técnica de entalhar desenhos na madeira e depois pintar o relevo para então prensar sobre o papel, surgindo a gravura.

A restauração - A equipe da Preservação da Coordenação Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal estudou as obras para entender a melhor forma de restauração. As xilogravuras estavam empoeiradas, com foxing (espécie de manchas escuras que são frequentes em materiais antigos) e com algumas fissuras. Para o processo de restauração foi necessária a criação de uma grande bacia retangular, com mais de dois metros de comprimento por um metro de largura, confeccionada em vidro e polionda. A criação deste utensílio durou 20 dias de trabalho.

As obras foram retiradas da moldura e estão passando por banho de água, para a retirada de sujeiras superficiais, e banho com hidróxido de cálcio, para elevar o pH (pois pH baixo favorece o surgimento de estragos). Após este processo aquoso será feita a velatura com papel japonês para reforçar o suporte fragilizado que está com rasgos. “Como a obra foi confeccionada em papel arroz, que é muito frágil, temos que ter um cuidado redobrado na restauração para preservá-la e garantir o sucesso do processo” comentou Antônio Edson, um dos servidores que está restaurando as xilogravuras.

Maria Bonomi - Maria Bonomi é uma artista plástica ítalo-brasileira que trabalha como gravadora, escultora, pintora, muralista, curadora, figurinista, cenógrafa e professora. Nascida na Itália em 1935, de pai italiano e mãe brasileira, Maria Bonomi chegou ao Brasil em 1945, em decorrência da II Guerra Mundial. Optou pela nacionalidade brasileira em 1953. Formou-se em desenho na Universidade de Columbia, Nova York, em 1956, tornando-se artista plástica. Toda a trajetória de Bonomi é marcada pelo destaque pessoal com as artes. Participou da 36ªBienal de Veneza, 1972; da 2ª Bienal de Havana (Cuba), 1986; da 11ª Bienal Ibero Americana de Arte-Litografia del Fin de Siglo a 200 Años de su Invención, no Museo del Palacio de Bellas Artes na Cidade do México, 1998. No Brasil tem participado frequentemente de exposições em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Clique aqui e saiba mais sobre a artista.