Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aviso de pauta

Destaque

Aviso de pauta

por publicado: 05/12/2018 10h22 última modificação: 05/12/2018 12h23
I Encontro Nacional de Combate à Pirataria e Crimes Correlatos

Brasília, 05/12/18 - A pirataria e seus crimes correlatos serão discutidos no primeiro encontro nacional sobre o tema, promovido pelo Conselho Nacional de Combate à Pirataria (CNCP), no próximo dia 6, no Ministério da Justiça. A abertura será às 8h30. O evento é uma das ações que integram o Plano Nacional de Combate à Pirataria e reunirá entidades públicas, privadas e agências reguladoras para expor a realidade do combate à pirataria no País e encontrar mecanismos eficazes para combater os crimes vinculados a esse tipo de delito, que muitas vezes se apresenta como contrabando, falsificação de produtos e marcas, venda de produtos não homologados ou não certificados, violações de direitos autorais e, no mais das vezes, relacionados à lavagem de dinheiro por organizações criminosas, corrupção em geral, tendo-se notícia até mesmo de envolvimento de células terroristas nesses crimes de pirataria.

Desde que o Conselho foi criado, há 14 anos, as ações são voltadas para  campanhas educativas de conscientização, principalmente do consumidor, ações de prevenção e de repressão da pirataria no Brasil. Ao longo dos anos estabeleceu-se uma agenda de treinamentos para agentes públicos que atuam em repressão, em que há exposição de produtos falsificados e originais, lado a lado, permitindo que aqueles melhor identifiquem as falsificações nas operações regulares de fiscalização e apreensão.

As atividades criminosas vinculadas à pirataria se tornaram muito mais complexas nos últimos anos, sendo fonte de financiamento para organizações criminosas e a articulação da sociedade civil e governo, nesse contexto, torna-se fundamental. 

Serviço:

I Encontro Nacional de Combate à Pirataria e Crimes Correlatos

Dia: 6 de dezembro

Hora: 8h30

Local: Salão Negro do Ministério da Justiça

Contato: Ascom/MJ – 2015-3135

Confira a programação clicando aqui.

Conteúdo
programação by phcfonseca — last modified 05/12/2018 12h19