Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AN participa da homenagem aos 40 anos da regulamentação da profissão de arquivista

Destaque

AN participa da homenagem aos 40 anos da regulamentação da profissão de arquivista

por publicado: 06/12/2018 16h39 última modificação: 06/12/2018 16h49
Evento aconteceu na Câmara dos Deputados Federal

Brasília, 06/12/18 - A Câmara dos Deputados Federal comemorou, em sessão solene, os 40 anos da regulamentação da profissão de arquivista. O servidor e arquivista do Arquivo Nacional, Fernando Matias, compôs a mesa ao lado de representantes da categoria e frisou, em seu discurso na tribuna, a relevância desses profissionais. “Eu quero ressaltar a importância do arquivista e dizer que tenho muito orgulho do que faço. Acredito que o fortalecimento do profissional se dá com o fortalecimento das instituições arquivísticas, dos sistemas como o SIGA (Sistema de Gestão de Documentos de Arquivo) e o SINAR (Sistema Nacional de Arquivos), das associações de classe e com a realização de eventos de divulgação e promoção profissional como essa sessão comemorativa” afirmou Matias.

O presidente da mesa e requerente da sessão solene, Dep. Professor Pacco (Podemos/DF) leu um discurso do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, sobre a importância do papel do arquivista em lidar com a informação em todas as suas dimensões. Segundo o discurso, a profissão de arquivista abrange a produção, o fluxo, a difusão e o registro virtual dos dados, aproximando o profissional da atividade de gestão informacional.


Os 40 anos da profissão

A Lei nº 6.546, de 4 de julho de 1978, e do Decreto nº 82.590, de 6 de novembro de 1978, que dispõem sobre a regulamentação das profissões de Arquivista e de Técnico de Arquivo, completam, neste ano de 2018, 40 anos.

A trajetória das práticas e do saber arquivístico no Brasil remontam a criação do Arquivo Nacional, em 1838, denominado, naquela época, de Arquivo Público do Império, cujo objetivo era a organização, armazenamento e preservação dos documentos oficiais do Império que vieram com a “Família Real”.  Já naquela época, devido ao crescimento da documentação produzida, identificava-se a necessidade de formar profissionais habilitados para o trabalho.

Desde então, o Arquivo Nacional esteve a frente de diversas iniciativas para formação de profissionais no Brasil, como a criação do Curso de Diplomática do Arquivo Nacional em 1911; o Curso Permanente de Arquivos em 1960, ministrado no Arquivo Nacional (que posteriormente se tornou o curso que hoje é dado na UNIRIO) e um curso de especialização em arquivos permanentes, com o apoio do Conselho Internacional de Arquivos (que ocorreu durante duas edições). Com a criação dos cursos de graduação e a regulamentação da profissão, o arquivista passou a ter seu papel definido.

Assista a sessão  40 anos da regulamentação da profissão de arquivista aqui.

Fonte: ASCOM/AN