Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arquivo Nacional certifica colaboradores do DEPEN no curso de Educação em Arquivo

Destaque

Arquivo Nacional certifica colaboradores do DEPEN no curso de Educação em Arquivo

por publicado: 18/12/2018 17h29 última modificação: 18/12/2018 17h29
Projeto é uma parceria do Arquivo Nacional com o Departamento Penitenciário Nacional.

Brasília, 18/12/18 - Na tarde desta terça-feira (18), no auditório Dom João VI da Imprensa Nacional, aconteceu a cerimônia de certificação do Curso de Educação em Arquivo para pessoas do sistema aberto e semiaberto do sistema prisional. Ao todo 18 colaboradores receberam a certificação. A festividade contou com a presença de representantes do Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Segurança Pública, e do Arquivo Nacional, do Ministério da Justiça.

Durante o discurso de abertura a coordenadora Regional do Arquivo Nacional no Distrito Federal, Mariana Carrijo, ressaltou a importância de projetos como este. “Em um país tão carente de ações na área de preservação do patrimônio histórico e cultural, a ação do programa de Educação em Arquivos traz para todos uma esperança. Por isso o Arquivo Nacional, uma das casas da memória nacional, parabeniza a todos os envolvidos no projeto”.

Para o líder da equipe de Preservação do Acervo do Arquivo Nacional em Brasília, Isaías Santana, o projeto deu certo graças às importantes contribuições dos colaboradores na rotina diária de trabalho. “O programa de Educação em Arquivo é hoje uma realidade. E, como equipe de Preservação de Acervos, eu garanto a vocês que é uma das melhores realidades que já tivemos em nossa equipe" afirmou Isaías.

O Programa

O programa compreende capacitação teórica e vivência prática dos colaboradores em várias frentes que atuam com Conservação Preventiva de Documentos Arquivísticos. Os colaboradores são treinados em várias atividades como higienização, pequenos reparos, confecção de acondicionamentos, digitalização, entre outras. O programa teve início em Novembro de 2017 e desde então já contou com a participação de cerca de 42 colaboradores em 5 turmas.