Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Secretário Nacional de Segurança Pública conhece projetos inovadores em Santa Catarina

Destaque

Secretário Nacional de Segurança Pública conhece projetos inovadores em Santa Catarina

por publicado: 07/02/2019 18h19 última modificação: 07/02/2019 18h22
Aplicativo usado pela Polícia Militar do estado agiliza o atendimento de ocorrências

Brasília, 7/02/2019 - O Secretário Nacional de Segurança Pública, General Guilherme Theophilo, esteve na quarta-feira (6), em Florianópolis (SC), para conhecer as tecnologias e principais ações na área da segurança pública do estado.

O estado de Santa Catarina inovou ao implantar o PMSC Mobile, um aplicativo voltado ao policiamento monitorizado, com o intuito de gerir e registrar os atendimentos de ocorrências de forma mais eficaz. Um tablet disponível nas viaturas permite consulta aos sistemas da Polícia Militar e da Polícia Civil em tempo real. Agregado a uma impressora portátil, o sistema permite a impressão imediata do boletim de ocorrência.

Além disso, o estado é um dos primeiros do Brasil a implantar a lavratura do Termo Circunstanciado de Ocorrência por policiais militares. O Secretário de Segurança Pública de Santa Catarina e comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes, explica que a iniciativa desafogou a Polícia Civil, que agora tem mais tempo para investigar crimes violentos, por exemplo.

"O Termo Circunstanciado é uma parceria de sucesso entre Polícia Civil, o Judiciário catarinense e a Polícia Militar, que além de agilizar o atendimento aproximou o policial do magistrado e do promotor. É uma integração sadia e vencedora", destacou o coronel Araújo Gomes.

Durante a visita à sede administrativa da Secretaria de Segurança Pública, o Secretário Nacional conheceu o modelo do Colegiado Superior de Segurança Pública e reforçou a importância da integração e da comunicação entre as instituições para que os índices sigam diminuindo.

“Achei muito interessante a Secretaria de Segurança ter representantes de cada uma das instituições, se reunindo uma vez por semana para deliberar sobre o assunto. Depois tomam uma decisão, que é sem dúvidas muito mais embasada, do que uma decisão tomada por uma cabeça só. É um modelo que vamos abordar na próxima reunião, no dia 19 de fevereiro, com todos os secretários de Segurança Pública”, enfatizou Theophilo.

O titular da Senasp garantiu que os estados que apresentarem projetos inovadores serão valorizados. “Queremos melhorar a segurança pública do País a partir da inovação e daremos atenção especial aos casos de sucesso”, finalizou.

Em Santa Catarina, o General Theophilo participou também de uma reunião com o presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Rodrigo Collaço e com a desembargadora Janice Ubialli, coordenadora Estadual do Sistema de Juizados Especiais e Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, onde discutiram a integração entre o Judiciário e as polícias.

Secretário Guilherme Theophilo