Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Combate à lavagem de dinheiro é tema de curso em Boa Vista

Destaque

Combate à lavagem de dinheiro é tema de curso em Boa Vista

por publicado: 08/06/2018 16h00 última modificação: 08/06/2018 16h03
Ministério da Justiça, em parceria com Ministério Público, realizou a capacitação para promotores, procuradores e outros operadores do direito do estado de Roraima

Brasília, 8/6/18 - Termina nesta sexta-feira (8/6) o Curso do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), em parceria com o Ministério Público de Roraima (MPRR). O objetivo é promover o aperfeiçoamento profissional de promotores e procuradores de justiça do estado e demais operadores do direito que atuam na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro e à corrupção. O curso é promovido pelo Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ). 

O diretor do DRC/SNJ, Luiz Roberto Ungaretti, explica que os crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro costumam ser de difícil detecção, pois as organizações criminosas tentam ocultá-los, realizando operações falsas com aparência de lícitas. “Por isso, é fundamental investir na capacitação dos agentes públicos para que saibam identificar e efetivamente combater tais crimes. E o PNLD auxilia nesse processo”, ressalta. Desde 2004, ano de criação do Programa, cerca de 18 mil agentes públicos foram capacitados e mais de 175 cursos presenciais realizados em todos os estados brasileiros. Foram ainda capacitados outros dois mil agentes públicos na modalidade a distância do curso. 

Além de membros do MPRR, realizam o curso representantes do Poder Judiciário, Tribunal de Contas do Estado, Polícia Civil e Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas da União, totalizando 90 participantes. Foram abordados tópicos como o sistema nacional de combate à lavagem de dinheiro, cooperação jurídica e recuperação de ativos, inteligência financeira, combate à corrupção em licitações e contratos públicos, integridade e prevenção à corrupção, anatomia do crime organizado, além de casos práticos.

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg