Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição mostra a vulnerabilidade de mulheres forçadas a se deslocarem em todo o mundo

Destaque

Exposição mostra a vulnerabilidade de mulheres forçadas a se deslocarem em todo o mundo

por publicado: 21/06/2018 12h11 última modificação: 21/06/2018 12h49
A ação chamou a atenção de quem passou pelo metrô de Brasília no Dia Mundial do Refugiado (20 de junho)

Exposição No fluxo

Foto: Isaac Amorim/MJ

Brasília, 21/6/18 – O Dia Mundial do Refugiado, celebrado em 20 de junho, foi marcado por uma ação especial no metrô de Brasília. Quem passou pela Estação Central nesta quarta-feira pôde conhecer um pouco do cotidiano da população refugiada no Brasil.                                                     

Utilizando óculos de realidade virtual, as pessoas puderam ver como é um campo de refugiados sírios na Jordânia, além de histórias de pessoas que foram forçadas a se deslocarem de seus países de origem. A ação contou com representantes do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), órgão do Ministério da Justiça, da Defensoria Pública da União e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).  

Ainda em alusão ao Dia Mundial do Refugiado, a diversidade de mulheres refugiadas e migrantes foi retratada por fotografias que mostram histórias de superação de perseguições, de violências e de discriminações. A exposição “No fluxo: reflexos da migração e refúgio de mulheres no Brasil” segue no metrô de Brasília até o dia 29 de junho. 

De 25 a 29 de junho, paralelamente, a exposição será exibida no Salão Negro do Ministério da Justiça. No dia da abertura, às 19h, haverá uma mesa-redonda com o ministro da Justiça, Torquato Jardim, a representante do Acnur no Brasil, Isabel Marquez, o defensor Público-Geral Federal, Carlos Eduardo Barbosa Paz, entre outras autoridades. 

Também serão exibidos os documentários “Fuocoammare” e “Welcome to Canada”, produções internacionais que mostram o acolhimento de refugiados no contexto de outros países. O docufilme “Fuocoammare” será exibido nos dias 25 e 29 de junho, das 12h às 14h, no Auditório Tancredo Neves do MJ. Para a exibição do curta-metragem “Welcome to Canada” será instalada uma tenda do Acnur no Salão Negro nos dias 25, 27 e 29 de junho.

Confira a programação no Ministério da Justiça.

Programação

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpg