Você está aqui: Página Inicial > Notícias > AVISO DE PAUTA

Destaque

AVISO DE PAUTA

por publicado: 22/06/2018 17h58 última modificação: 22/06/2018 17h59
Evento com Torquato Jardim exporá experiências inéditas de enfrentamento à dependência de drogas

Aviso de Pauta

Brasília, 22/06/2018) – O ministro da Justiça, Torquato Jardim, abre às 16h dessa segunda-feira (25/06) a cerimônia do evento anual dedicado ao enfrentamento ao uso e consumo de drogas instituída pela Semana Nacional de Políticas sobre Drogas. Os ministros da Saúde, Gilberto Occhi; Trabalho, Helton Yomura; e, Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, participam do evento no Salão Negro do Ministério da Justiça. A semana foi criada por decreto de maio de 1999. 

O pronunciamento de abertura dos ministros será sucedido de um talk show inédito na retrospectiva da Semana. Três famílias, em diferentes estágios de enfrentamento à dependência química de um de seus membros, vão abrir ao público suas histórias de dedicação, obstinação e humanidade, pela libertação de seus parentes da dependência e sua reinserção social. 

O programa do evento, coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), prevê também a realização de cinco painéis de debates em dois dias (25 e 26), com palestrantes e cerca de 300 convidados, entre especialistas e profissionais da área. 

Serão abordados os temas: prevenção ao uso de drogas; ações de cuidado e reinserção social em comunidades terapêuticas; redução da demanda e da oferta de drogas (programas, projetos e ações efetivas para prevenção ao uso de drogas e de seus impactos); e política de drogas: cenário nacional e internacional e intersecções entre uso, tráfico e homicídios no Brasil. No decorrer do debate haverá a grafitagem de um painel por artistas comprometidos com a causa. 

Os quatro ministérios (MJ, MDS, MT e MS) citados formam o comitê interministerial de trabalho criado, por decreto de dezembro último, para gerir investimentos de R$ 100 milhões na recuperação de vítimas da dependência e sua reinserção social via contratação de comunidades terapêuticas.  

Oficialmente, a Semana Nacional de Prevenção teve início no dia 18 e encerra-se nesta terça-feira. Estados e municípios de todo o país se mobilizam por meio de programações locais relativas à semana.

 

Abertura da Semana Nacional de Políticas sobre Drogas com a participação dos ministros da Justiça, Desenvolvimento Social, Saúde e Trabalho.

Data: Segunda-feira, 25 de junho de 2018

Local: Salão Negro do Ministério da Justiça

Horário: 16h

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg