Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Evento Público em Belém recebe 19 propostas de combate à corrupção

Destaque

Evento Público em Belém recebe 19 propostas de combate à corrupção

por publicado: 26/06/2018 18h46 última modificação: 26/06/2018 18h47
Próximo Evento Público será realizado em Brasília (DF), na quarta-feira, 4 de julho, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

Enclla Belem

Belém, 26/06/2018 – O segundo Evento Público Regional promovido pela Ação 1/2018 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) foi realizado nesta terça-feira (26), em Belém (PA). Este foi o segundo encontro de um total de cinco para discutir, junto à sociedade, propostas para a consolidação do Plano Nacional de Combate à Corrupção. O encontro, que aconteceu na Escola do Ministério Público do Estado do Pará (MPPA), contou com 44 participantes que apresentaram 19 propostas de prevenção e de combate à corrupção.

Silvia Oliveira, coordenadora-geral de Articulação Institucional do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional da Secretaria Nacional de Justiça (DRCI), enfatizou a necessidade de estimular a participação da sociedade na elaboração do Plano Nacional de Combate à corrupção. "O intuito dos eventos é ouvir as propostas e sugestões da sociedade nas discussões e futuras ações de combate à corrupção que serão executadas pelos agentes públicos do país, aproximando a gestão pública das necessidades dos cidadãos", explicou.

O procurador-geral de Justiça do Estado do Pará, Gilberto Martins, participou do evento e ressaltou a importância da concretização do Plano Nacional de Combate à Corrupção. "O Brasil enfrenta um momento difícil, portanto é fundamental investir nos diversos aspectos da prevenção à corrupção. Os recursos desviados da gestão pública impedem e prejudicam políticas sociais, de infraestrutura e o desenvolvimento do país, afetando diretamente toda a sociedade", destacou.

As 19 sugestões foram apresentadas e discutidas em grupos de trabalho segmentados pelos eixos de atuação de Enccla: prevenção, detecção e punição. Foram apresentadas 10 propostas no eixo Prevenção (iniciativas para evitar a ocorrência de atos de corrupção); sete propostas no eixo Detecção (iniciativas para melhor identificação e controle de atos de corrupção); e duas propostas no eixo Punição (iniciativas para investigação e aplicação de sanções ou penas para os praticantes de atos de corrupção).


O próximo Evento Público será realizado em Brasília (DF), na quarta-feira, 4 de julho, no Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Faça aqui sua inscrição e acesse a programação do evento (https://www.justica.gov.br/sua-protecao/lavagem-de-dinheiro/enccla/plano-combate-corrupcao-df).

Serviço:
Evento Público Regional - Centro-Oeste - Brasília-DF
Ação 1/2018 da Enccla - Plano Nacional de Combate à Corrupção
Data: Quarta-feira, 04/07/2018
Local: Ministério Público do Distrito Federal e Territórios - Auditório Promotor de Justiça Andrelino Bento Santos Filho
Eixo Monumental, Praça do Buriti, Lote 2, Edifício Sede do MPDFT

Inscrições gratuitas. Vagas limitadas à lotação do auditório

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg