Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comitê integrado nacionalmente acompanhará ocorrências nas eleições 2014

Comitê integrado nacionalmente acompanhará ocorrências nas eleições 2014

por publicado: 30/09/2014 13h41 última modificação: 30/09/2014 14h13
MJ, TSE e representantes dos 27 estados e DF fazem treinamento em Brasília para padronizar esquema de segurança

Brasília, 30/9/14 – Representantes dos 27 estados e do Distrito Federal iniciaram nesta terça-feira (30), em Brasília, um treinamento que irá padronizar o planejamento operacional de segurança pública para pleito eleitoral do próximo domingo, dia 5 de outubro. Baseado nas ações integradas que renderam bons resultados na Copa, o Ministério da Justiça (MJ) e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)  reuniram pontos focais das Secretarias de Segurança Pública de cada unidade da Federação, que vão trabalhar com o compartilhamento de informações para evitar crimes eleitorais e outras ocorrências típicas durante o período.

Cada estado criou um comitê integrado para o acompanhamento das eleições. A estrutura atuará em conjunto e terá como função alimentar uma base de dados com informações para as tropas federais, polícias estaduais e tribunais eleitorais, em tempo real. Os 11 estados que receberam os jogos da Copa, além do Distrito Federal, usarão a estrutura dos Centros Integrados de Comando e Controle Regionais (CICCR), e terão como base o Centro Nacional de Comando e Controle (CICCN), em Brasília. Os demais estados montarão estruturas adequadas para o repasse de informações.

Segundo a secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), Regina Miki, os 27 servidores que estarão em Brasília para o trabalho no dia 5 de outubro manterão contato permanente com a equipe que atuará em cada estado. “Assim teremos informações rápidas sobre as situações mais problemáticas em todo o país e poderemos agir de forma integrada, com ações de segurança e com a aplicação punitiva da Justiça Eleitoral”, explicou Regina Miki.

A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ) apontou que a vantagem para esta eleição é que há o emprego de um modelo de integração conjunta que jamais foi aplicada em outro pleito eleitoral. “Esses policiais receberão treinamentos por dois dias. Metade permanece em Brasília e outros retornam para suas cidades. Eles vão se ambientar com a tecnologia que usamos, com simulações em tempo real e o compartilhamento de informações”, afirmou o secretário extraordinário da Sesge, Andrei Rodrigues.

Cerca de 400 mil policiais trabalharão para garantir o exercício democrático do voto aos brasileiros no próximo domingo. Serão equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícias Militares, Polícias Civis, Corpos de Bombeiro, Guardas Municipais, Força Nacional e Institutos de Perícia que atuam em cada estado.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315