Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Segurança Pública conhece a experiência colombiana no enfrentamento à violência com projetos de cultura e ações sociais

Destaque

Ministro da Segurança Pública conhece a experiência colombiana no enfrentamento à violência com projetos de cultura e ações sociais

por publicado: 20/08/2018 19h30 última modificação: 20/08/2018 19h36
Raul Jungmann visitou bairros de Medellín nesta segunda-feira (20)
ONG Nuestra Gente, em Medellín.

ONG Nuestra Gente, em Medellín.

Medellín, Colômbia, 20/08/2018 – A experiência colombiana no enfrentamento à violência com ações que integram policiamento, projetos sociais e de reordenamento urbano foram conhecidas pelo ministro da segurança pública Raul Jungmann em visita à Medellin.

Nesta segunda-feira (20), Jungmann conversou com organizações sociais das Comunas 1 e 2 de Medellín, regiões que historicamente registraram as maiores taxas de homicídio violento na cidade colombiana.

Acompanhado pelo ex-secretário de Cultura e de Desenvolvimento Social de Medellín, Jorge Melguizo, e pelo embaixador brasileiro na Colômbia, Júlio Bitelli, o ministro conheceu o trabalho da Organização Social “Nuestra Gente”.

Na sede da ONG colombiana, que há mais de trinta anos trabalha com projetos de cultura para transformação social, Jungmann conversou com acadêmicos, artistas, produtores e ativistas envolvidos com projetos sociais nos bairros de Medellín.

"A experiência de Medellín, que já registrou a maior taxa de homicídios do mundo, é sobretudo uma aposta na prevenção, na mobilidade urbana, na cultura e que reduziu significativamente os índices de violência. Brasil e Colômbia têm um intercâmbio muito rico a fazer, é o que está sendo acertando nessa visita”, afirmou Jungmann.

Outra região visitada pelo ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, foi a Comuna 13, também considerada uma das áreas de maior violência em Medellín. Tornou-se um dos lugares simbólicos de transformação com projetos como bibliotecas, colégios públicos, além da instalação de escadas rolantes públicas e gratuitas. Os equipamentos beneficiam mais de 12 mil pessoas, facilitando a mobilidade dos moradores e o acesso dos agentes públicos a diferentes pontos do bairro.

Agenda

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, está na Colômbia para discutir com autoridades colombianas estratégias de ampliação da segurança nas fronteiras e conhecer projetos de contenção e redução da violência e tráfico de drogas nas áreas urbanas de Medellín e Bogotá.

Na terça-feira (21), às 8h30, Raul Jungmann conhecerá as ações de combate ao crime e tráfico de drogas em conversa com o comandante da Polícia Metropolitana de Medellín, Oscar Antônio Gómez Heredia.  Às 11h o ministro da segurança pública conversa com o prefeito de Medellín, Federico Andrés e com o secretário de segurança, Andrés Felipe Tobón.

Em seguida, Jungmann embarca para Bogotá onde, às 17h, terá reuniões na Ameripol, Comunidade de Polícias das Américas.