Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Curso irá formar promotores de polícia comunitária no Mato Grosso do Sul

Curso irá formar promotores de polícia comunitária no Mato Grosso do Sul

por publicado: 01/07/2014 12h24 última modificação: 01/07/2014 12h24

Corumbá, 1º/7/14 – Teve início na manhã desta segunda-feira (30), em Corumbá (MS), a 6ª edição do Curso de Nacional de Promotor de Polícia Comunitária, realizado no município pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o governo federal, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJ).

Participam do curso, que acontece na Associação Comercial e Empresarial de Corumbá, policiais militares, agentes de trânsito, guardas municipais do município, homens da Marinha e da Aeronáutica, policiais bolivianos e funcionários da prefeitura e da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

O curso com carga horária de 44 horas/aula segue até a próxima sexta-feira (4). Ao todo serão formados 40 novos agentes. Durante toda a semana serão ministradas aulas de direitos humanos, gestão pela qualidade na segurança pública, mediação de conflitos, mobilização social e estruturação dos conselhos comunitários de segurança, entre outras matérias.

A ideia é fazer com que os capacitados levem o que aprenderam para as unidades onde atuam e apliquem a filosofia da Polícia Comunitária também no trabalho diário, como forma de aproximar os órgãos de segurança da comunidade, objetivando melhoria nos serviços prestados, bem como na qualidade de vida de todos.

Sobre a Polícia Comunitária
É uma filosofia e estratégia organizacional que proporciona uma nova parceria entre a população e a polícia. Baseia-se na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos tais como crime, drogas, medo do crime, desordens físicas e morais, e em geral a decadência do bairro, com o objetivo de melhorar a qualidade geral da vida na área.

Realizado no Estado de Mato Grosso do sul, desde agosto de 2007, o Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária já capacitou aproximadamente cinco mil operadores de segurança pública e lideranças da comunidade na filosofia de Polícia Comunitária, que tem como principal bandeira a aproximação dos órgãos de segurança e população. 

Da Sejusp/MS

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315