Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Exposição no Arquivo Nacional reúne quadros de artistas com deficiência

Destaque

Exposição no Arquivo Nacional reúne quadros de artistas com deficiência

por publicado: 09/09/2016 16h20 última modificação: 09/09/2016 19h31

 

Rio de Janeiro, 9/9/16 - Até o fim das Paralimpíadas, o Salão Nobre do Arquivo Nacional no Rio de Janeiro estará de portas abertas para receber o público da exposição “Despertar a criatividade – Jogos Paralímpicos”. A mostra reúne quadros produzidos por jovens e adultos com deficiência intelectual. O intuito da exposição é mostrar a capacidade criativa dessas pessoas e o olhar estético sobre o tema dos Jogos Paralímpicos.

A solenidade de abertura, que aconteceu nesta sexta-feira (9), contou com a presença do ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, da secretária especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MJC, Roseane Estrela (Rosinha da Adefal), e do diretor-geral do Arquivo Nacional, José Ricardo Marques. Um grupo de dança de bailarinos com deficiência se apresentou durante a cerimônia.

Exposicao

Durante o evento, o ministro da Justiça lembrou o grau de exclusão a que as pessoas com deficiência já foram submetidas no passado. Ele citou um documento do acervo do Arquivo Nacional, um decreto de 1930, que impedia a entrada de imigrantes estrangeiros que possuíssem algum tipo de deficiência. Segundo ele, a luta das entidades de defesa dos direitos da pessoa com deficiência, representadas ali por várias autoridades do setor, foi crucial para a reversão desse quadro. 

“A mostra busca chamar a atenção da sociedade, que tem o papel de acolher e valorizar as diferenças como contribuições reais e sensíveis à construção de uma nação mais justa e igualitária para todos”, frisou a secretária Rosinha da Adefal.

A exposição foi organizada pela Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania. O evento é uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI) e a Associação para Desenvolvimento, Educação e Recuperação do Excepcional - Adere. 

A exposição está aberta ao público de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, no Salão Nobre do Arquivo Nacional, até o fim das Paralimpíadas. A entrada é franca.

Exposição