Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional ajuda a reduzir criminalidade em Porto Alegre

Destaque

Força Nacional ajuda a reduzir criminalidade em Porto Alegre

por publicado: 22/09/2016 18h46 última modificação: 22/09/2016 19h04

Brasília, 22/09/16 - A Força Nacional de Segurança Pública já abordou mais de 12 mil pessoas e 6 mil veículos durante a Operação Avante, realizada em Porto Alegre (RS), em parceria com a Brigada Militar do Rio Grande do Sul. As equipes reforçam a prevenção e repressão a crimes na capital gaúcha desde o dia 30 de agosto.

Nesse período, a Força Nacional prendeu 26 pessoas e apreendeu sete adolescentes. Ainda foram recuperados cinco veículos e apreendidos três armas de fogo, 54 munições e outros itens, como drogas e dinheiro.

O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, autorizou o emprego da Força Nacional no Rio Grande do Sul por 60 dias, atendendo a pedido do governador do estado, José Ivo Sartori, de apoio para debelar a onda de violência na capital gaúcha e região metropolitana.

Segundo Alexandre de Moraes, o efetivo atua em barreiras e abordagens constantes com dois objetivos principais: apreender armas e prender suspeitos. "O objetivo da Força Nacional é atuar em ações de policiamento ostensivo voltadas à contenção da criminalidade", afirma o ministro.

Redução
Segundo o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Alfeu Freitas Moreira, as ações integradas permitiram uma redução expressiva de cerca de 40% na taxa de homicídios na cidade na primeira quinzena do mês de setembro.

"A Força Nacional está sendo, hoje, um apoio importante para a Brigada Militar nas ações de polícia ostensiva, uma vez que ela está inserida dentro da Operação Avante", explica o comandante-geral.

Durante a vigência da portaria, os agentes da Força Nacional têm permissão de acesso aos sistemas de informação, inteligência, disque-denúncia e ocorrências no âmbito da segurança pública. O número de profissionais disponibilizado pelo MJC obedece ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação.

A Força
A Força Nacional é um programa de cooperação federativa coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania (Senasp/MJC) para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do Brasil, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal. É composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos de todo o país.

As equipes desenvolvem operações em apoio à segurança pública de estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos. Após o período de serviço na Força Nacional todos retornam aos seus estados para continuar em prol da população local, mais equipados e com novos conhecimentos.

ForçaNacionalRS.JPG

 Foto: Roberto Castro/ME