Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional atuará na redução de homicídios e patrulhamento da fronteira

Destaque

Força Nacional atuará na redução de homicídios e patrulhamento da fronteira

por publicado: 10/10/2016 17h13 última modificação: 10/10/2016 17h36
Segundo o ministro Alexandre de Moraes, MJC trabalha na finalização de um plano nacional de redução de homicídios e um projeto de fronteiras seguras

Brasília, 10/10/16 - O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, pretende fortalecer a Força Nacional de Segurança Pública e aplicá-la de forma proativa para a redução de homicídios e enfrentamento a crimes transnacionais na faixa de fronteira. A informação foi divulgada na manhã desta segunda-feira (10), em Brasília, durante o encerramento da Instrução de Nivelamento de Conhecimento para integrantes da Força. 

O ministro informou que está finalizando um plano nacional de redução de homicídios, assim como um projeto de fronteiras seguras e que espera poder contar com a Força Nacional para realizar operações conjuntas. "Pretendemos ter em torno de sete mil profissionais todos os meses para a Força Nacional, para que nós possamos, de forma mais concreta, atuar proativamente, não só reativamente, de forma integrada com outros órgãos", destacou Moraes, sem antecipar como se darão as operações. 

Moraes ainda elogiou o desempenho da Força Nacional durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. "Gostaria de agradecer a vocês pelo belíssimo trabalho que realizaram. Foi um trabalho de excelência, com todas as dificuldades, e, infelizmente, a morte trágica morte de um colega", lembrou. "Foi a Força Nacional que garantiu a segurança em cada um dos locais onde ocorreram os Jogos. Isso foi muito importante para a imagem do Brasil e da Força", frisou. 

Também participaram da solenidade o secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, e o diretor da Força Nacional, tenente coronel Alexandre Aragon. 

"Gostaria de parabenizar a todos os formandos, pois a Instrução de Nivelamento de Conhecimento é a porta de entrada para todos os que integram a Força Nacional. A Inteligência é a área que prepara informações para o planejamento de operações, o que é fundamental para as ações de segurança pública", disse Perioli. "Onde a Força chega, ela é aplaudida, pois vai aos estados para atuar em consonância com as instituições locais e esse reconhecimento se deve ao trabalho de todos vocês", complementou. 

A Força
A Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania (Senasp/MJC) para prestar auxílio de segurança pública em qualquer ponto do Brasil, com apoio de efetivo dos 26 estados e do Distrito Federal.

É composta por policiais militares, policiais civis, bombeiros militares e peritos de todo o país.

As equipes desenvolvem operações em apoio à segurança pública de estados e Distrito Federal, dos tipos mais diversos. Após o período de serviço na Força Nacional todos retornam aos seus estados para continuar em prol da população local, mais equipados e com novos conhecimentos.

Clique e acesse a galeria de imagens

Foto: Isaac Amorim 

Ministro da Justiça e Cidadania

Ministro Alexandre de Moraes, secretário nacional de Segurança Pública, Celso Perioli, e diretor da Força Nacional, tenente coronel Alexandre Aragon