Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional comemora 13 anos e homenageia profissionais de segurança

Destaque

Força Nacional comemora 13 anos e homenageia profissionais de segurança

por publicado: 28/11/2017 15h57 última modificação: 29/11/2017 14h09
Exposição com equipamentos usados em operações será aberta ao público


Em 13 anos, a Força Nacional desenvolveu mais de 300 operações em todas as regiões do Brasil | Foto: Isaac Amorim/MJSP

Brasília, 28/11/17 – A Força Nacional de Segurança Pública está completando 13 anos de criação nesta quarta-feira (29) e homenageará 66 profissionais que contribuíram para o seu engrandecimento ou se destacaram em missões a serviço do órgão. A solenidade de entrega de medalhas ocorrerá às 16 horas, no Salão Negro do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em Brasília (DF).

O evento contará com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Torquato Jardim, o secretário nacional de Segurança Pública adjunto, almirante Alexandre Mota, e do diretor da Força Nacional, coronel Joviano Lima. Haverá participação especial da banda de música formada pelos alunos do Centro de Ensino Fundamental 11, do Gama, área administrativa do Distrito Federal onde funciona a base operacional da Força.

Durante essa quarta-feira ainda será realizada a exposição comemorativa da Força Nacional com equipamentos de investigações de crimes e perícia forense, busca e salvamento, antibombas, ações aéreas e policiamento de choque, utilizados em operações nos mais diversos pontos do Brasil. A exposição é aberta ao público e funciona das 9h às 20h.

A Força
Inspirada nas Forças de Paz das Nações Unidas, a Força Nacional foi criada em 29 de novembro de 2004, como um programa de cooperação federativa para atuar em atividades específicas de segurança pública, podendo atuar em emergências e calamidades públicas.

Suas equipes podem atuar em qualquer município do Brasil, caso solicitadas pelo governador do respectivo estado ou do Distrito Federal e autorizadas pelo MJSP, podendo apoiar a Polícia Militar, a Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros ou os órgãos de Perícia Forense locais. Da mesma forma, as equipes também podem dar suporte operacional a outros ministérios e órgãos federais – a exemplo da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal.

Em 13 anos, foram desenvolvidas mais de 300 operações em todas as regiões do Brasil, em apoio a ações de polícia ostensiva e judiciária, policiamento ambiental, em áreas indígenas e de fronteira, além de grandes eventos, como os Jogos Rio 2016. Atualmente, são desenvolvidas 16 operações diferentes em 10 estados: Amazonas (2), Mato Grosso (2), Mato Grosso do Sul, Pará (4), Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul (2), Roraima e Sergipe.

A Força é hoje uma das seis diretorias da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp/MJSP) e também contribui com a capacitação de profissionais dos estados e do DF e reequipamento das instituições, através de doações em retribuição à cessão de efetivo para participar de operações.


SERVIÇO

O quê: Solenidade comemorativa pelos 13 anos da Força Nacional
Quando: Quarta-feira (29), às 16 horas
Onde: Salão Negro do Ministério da Justiça (Esplanada dos Ministérios, Palácio da Justiça, Bloco T, Edifício sede. Cep: 70064-900 / Brasília-DF)



ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg