Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Força Nacional vai apoiar ações de segurança pública no RJ até final do ano

Destaque

Força Nacional vai apoiar ações de segurança pública no RJ até final do ano

por publicado: 04/09/2017 07h54 última modificação: 04/09/2017 07h57
Prazo do apoio prestado à segurança do estado poderá ser prorrogado. Objetivo é reduzir o número de homicídios dolosos e combater a criminalidade organizada transnacional

Brasília, 4/9/17 – O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) autorizou a prorrogação do emprego da Força Nacional de Segurança Pública no Rio de Janeiro (RJ) até 31 de dezembro de 2017, a contar desta segunda-feira (4). As equipes continuarão realizando ações de segurança pública, em apoio ao Governo do Estado, na recuperação da ordem pública, através do policiamento ostensivo.

A portaria que autoriza a continuidade da operação é assinada pelo ministro Torquato Jardim e foi publicada hoje no Diário da Oficial da União. No documento está prevista a atuação das equipes nas ações de policiamento ostensivo, polícia judiciária, e perícia forense. O objetivo é reduzir o número de homicídios dolosos e combater a criminalidade organizada transnacional, em especial ao tráfico de drogas e de armas.

Esta última versão da operação teve início em 15 de maio deste ano, dentro do Plano Nacional de Segurança Pública, que recebe apoio de outras forças de segurança e de defesa. A Força Nacional realiza seguidas ações no Rio, desde dezembro de 2016, também a pedido do governo local.

Os profissionais disponibilizados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP) obedecem ao planejamento definido pelos entes envolvidos na operação. O prazo do apoio prestado pela FNSP poderá ser prorrogado, se necessário.

Coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Força Nacional de Segurança Pública é um programa de cooperação federativa de auxílio à segurança pública em qualquer ponto do país.

Clique e confira a publicação de hoje no Diário Oficial da União:

Força