Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Governo realiza Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública

Destaque

Governo realiza Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública

por publicado: 07/12/2017 17h31 última modificação: 07/12/2017 18h50
Estudo traça panorama de Corpos de Bombeiros e Polícias Civil e Militar



Brasília, 7/12/17 - O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ) realiza até o dia 15 dezembro a sexta edição da Pesquisa Perfil das Instituições de Segurança Pública. O estudo deve traçar um panorama da estrutura e do funcionamento das Polícias Militares, Polícias Civis e Corpos de Bombeiros Militares no Brasil.

O levantamento deste ano começou a ser realizado em 25 de setembro. Os questionários são respondidos por cada uma das instituições, cabendo à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ) sistematizar as informações coletadas. "Essa Pesquisa é um instrumento útil na formulação, implementação, execução, acompanhamento e avaliação de políticas de Estado", afirma o secretário nacional de Segurança Pública adjunto, Alexandre Mota.

A edição deste ano da Pesquisa está reunindo dados sobre estrutura organizacional, recursos materiais e humanos, capacitação e valorização profissional.

A coleta de dados é feita em uma plataforma na internet, através do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas (Sinesp). "O preenchimento do questionário passou a ser parte integrante das informações mínimas a serem prestadas pelos estados e o Distrito Federal ao governo federal, o que tornou mais rápido e seguro o envio das respostas", explica o diretor de Ensino, Pesquisa, Análise da Informação da Senasp, Rinaldo de Souza.

A nova edição da Pesquisa será lançada em 2018. As cinco edições anteriores do relatório têm como anos-base 2004-2007, 2008-2010, 2011, 2012 e 2013.

Na página do MJ, é possível conferir todas as edições do relatório da Pesquisa e o banco de dados: https://www.justica.gov.br/sua-seguranca/seguranca-publica/analise-e-pesquisa/estudos-e-pesquisas/pesquisas-perfil-da-instituicoes-de-seguranca-publica



ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg