Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Hotéis do RJ divulgarão preços médios das tarifas nos próximos dez dias

General

Hotéis do RJ divulgarão preços médios das tarifas nos próximos dez dias

por publicado: 16/01/2014 15h16 última modificação: 20/02/2014 15h04
Intuito é que turistas brasileiros e estrangeiros saibam se estão sendo vítimas de abuso de preços na Copa. Medida também permitirá que órgãos de defesa do consumidor atuem de forma precisa. Hotéis de outras cidades deverão fazer o mesmo

Rio de Janeiro, 16/1/14 – A Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ) informa que fechou acordo com Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ) nesta quinta-feira (16). Nos próximos dez dias, será disponibilizado nos sites de cada hotel o preço médio das tarifas praticadas no  Ano-Novo 2013/2014 e no carnaval de 2014. Também serão informados os valores das diárias cobradas entre 12/6/14 a 14/7/14, período em que se realizará a Copa do Mundo.

O intuito é que turistas brasileiros e estrangeiros saibam se estão sendo vítimas de abuso de preços durante o Mundial 2014. A medida também permitirá que órgãos de defesa do consumidor atuem de forma precisa para combater essa situação.

A secretária Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ), Juliana Pereira, coordenou a reunião e deu esclarecimentos sobre o acordo. Segundo ela, o que estiver acima da média da alta temporada poderá ser considerado abusivo.

“Esse é o compromisso que o setor hoteleiro do RJ assumiu hoje com a Senacon. Nós esperamos que isso seja colocado de forma transparente nos sites dos hotéis para que nós possamos identificar se há um problema na tarifa hoteleira, ou se operadoras estão repassando essa tarifa e ganhando além do necessário. É importante identificar de quem é a responsabilidade, porque só assim os órgãos de defesa do consumidor poderão atuar para combater essa situação”, alertou a secretária da Senacon.

Segundo Juliana Pereira, a proposta foi feita inicialmente ao setor hoteleiro do Rio de Janeiro, que está se comprometendo a dar transparência às tarifas. “A Senacon, a partir de agora, vai levar essa mesma proposta para os setores hoteleiros dos outras cidades”, completou.

A representante da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIHRJ), Sonia Leite Chami, afirmou que toda a rede da cidade está empenhada com a proposta, e destacou que nenhum hotel do Rio está cometendo abuso de tarifas para a Copa. “Se identificarmos abusividade nos preços vamos penalizar o hotel”, garantiu a representante da ABIHRJ.

 

Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br