Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Imigrantes e refugiados têm aula inaugural de língua portuguesa em São Paulo

Imigrantes e refugiados têm aula inaugural de língua portuguesa em São Paulo

por publicado: 21/12/2015 14h49 última modificação: 21/12/2015 14h52

Curso Portugues

 

Brasília, 21/12/15 - Imigrantes e refugiados que vivem em São Paulo participaram, na última sexta-feira (21), de aula inaugural do curso de português do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). A iniciativa inédita no país é resultado de parceria entre Ministério da Justiça, Ministério da Educação e Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Ao todo serão ofertadas 200 vagas no estado. 

O secretário Nacional de Justiça e presidente do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), Beto Vasconcelos, participou do primeiro encontro. Segundo ele, essa e outras ações se inserem no contexto de fortalecimento do Sistema Nacional de Refúgio.

“Temos avançado em parcerias para integração de refugiados e imigrantes na nossa sociedade. Em breve, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul também terão turmas de cursos de português para esse público”, garantiu. Vasconcelos lembrou que o domínio do idioma é uma importante barreira a ser superada para adaptação dessas pessoas e sua inserção no mercado de trabalho.  

As aulas em São Paulo começam em fevereiro e seguem até maio. As turmas se reúnem de terça a sexta-feira, no período noturno, em escolas da rede municipal em diferentes bairros. Nesta etapa da parceria entre governo federal e municipal, a oferta de cursos é para português nível básico.

 

 

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928