Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições para curso online de Mediação Comunitária vão até dia 19/6

Inscrições para curso online de Mediação Comunitária vão até dia 19/6

por publicado: 16/06/2014 15h59 última modificação: 16/06/2014 15h59

Brasília, 16/6/14 – Terminam nesta quinta-feira (19) as inscrições para o curso virtual “Fundamentos da Mediação Comunitária”, promovido pela Escola Nacional de Mediação e Conciliação (Enam) da Secretaria de Reforma do Judiciário (SRJ/MJ). São oferecidas 1,5 mil vagas. As inscrições podem ser feitas por meio do endereço eletrônico www.cead.unb.br/enam. O edital, os critérios de seleção e todas as informações relacionadas ao curso também estão disponíveis na página web.

O curso tem carga horária de 40 horas e será ministrado entre 4 de agosto e 14 de setembro, por meio de plataforma online.  O objetivo é sensibilizar a sociedade para a mediação por meio de propostas que colaborem na construção de uma comunidade cooperativa e participativa.

A mediação comunitária é uma prática social transformadora, já utilizada com sucesso nos núcleos de Justiça Comunitária presentes em 19 estados do País. A política pública da (SRJ) busca fomentar novos caminhos para a justiça por meio de serviços de mediação para solução de conflitos oferecidos por agentes da comunidade, capacitados com técnicas de mediação e educação para direitos.

Orientados por uma equipe multidisciplinar - advogado, psicólogo e assistente social – os núcleos ajudam as pessoas a resolver problemas que envolvem, por exemplo, direitos de família, de vizinhança, do consumidor.

O curso é aberto ao público em geral, mas tem como prioridade capacitar mediadores, agentes comunitários, equipes técnicas e voluntários do programa “Justiça Comunitária” com convênios vigentes com a SRJ.  

Durante o curso, os participantes vão aprender diversos conceitos, meios de solução pacífica de conflitos, padrões de relacionamento, técnicas de autogestão, cooperação, transformação e mediação nas relações comunitárias.  O curso é gratuito e os participantes serão certificados pela ENAM.  

Mais informações pelo e-mail enam@mj.gov.br

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315