Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Integrantes da Força Nacional relatam suas experiências inusitadas

Destaque

Integrantes da Força Nacional relatam suas experiências inusitadas

por publicado: 01/12/2016 16h58 última modificação: 02/12/2016 12h09
Do interior da Mata Amazônica, passando pelas periferias de metrópoles, e até grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas têm a atuação desses profissionais de segurança

Brasília, 1º/12/16 – O Ministério da Justiça e Cidadania (MJC) realiza, nesta semana, uma série de atividades para comemorar os 12 anos da Força Nacional. Entre exposição, medalhas e cerimônias, o MJC presta uma homenagem especial a todas e todos integrantes, homens e mulheres que, com profissionalismo, coragem e determinação, têm atuado para garantir a segurança pública de milhões de cidadãos brasileiros em operações as mais diversas possíveis.

Do interior da Mata Amazônica, passando pelas periferias de metrópoles, e até atuações em grandes eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas têm o registro do trabalho da Força Nacional. Nesse espaço, o MJC destaca as experiências dos sargentos Roberto Pereira Gonçalves e Luciana Tolentino de Souza, atualmente em missão no Xingu (PA), como representantes desses profissionais.

“Para mim é uma honra fazer parte desta instituição que me trouxe tanta experiência profissional e pessoal, me tornando uma pessoa mais simples e humana”, afirma Gonçalves.

 Há 2 anos na Força, Gonçalves lembra uma das mais importantes missões em que sua equipe cumpriu mandado de prisão no interior do Acre. “Ao atender a uma ocorrência de estrupo de vulnerável, gastamos mais de 20 horas percorrendo 120 km de estradas vicinais cheias de atoleiros", lembra o sargento sobre a operação da Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron).

Mulheres como a sargento Luciana, também integrante da Operação Xingu, afirmou em entrevista à equipe do MJC sobre a região: “É um dos lugares mais inusitados por onde passei, e uma das missões mais desafiadoras pra mim".

Cedida pela Polícia Militar do Tocantins e há quase três anos na Força, Luciana prefere as atividades de patrulhamento e abordagens. Por isso, a Janipapo em Teresina (PI), realizada entre março de 2015 e maio de 2016, tenha sido a operação com que mais se identificou.  “Eu sempre gostei de trabalhar combatendo a criminalidade nas ruas, e foi nesta operação que realmente vivenciei esse contato direto de patrulhamentos, abordagens e até mesmo algumas apreensões”, relata a sargento.

Inspirada no modelo da ONU de intervenção de paz para a resolução de conflitos, a Força Nacional é um programa de cooperação entre estados e a União Federal. Tem por objetivo executar, através de convênio, atividades e serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública, à segurança das pessoas e do patrimônio, atuando em situações de emergência e calamidades públicas. É um departamento da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Cidadania.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg