Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ abre 2ª fase de debate público para regulamentar o Marco Civil da Internet

MJ abre 2ª fase de debate público para regulamentar o Marco Civil da Internet

por publicado: 27/01/2016 15h12 última modificação: 14/03/2016 17h05

 Brasília, 27/01/16 – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, lançou nesta quarta-feira (27), a segunda fase de consulta pública sobre o decreto que regulamentará o Marco Civil da Internet, durante evento em Brasília. Acompanhado do ministro da Cultura, Juca Ferreira; das Comunicações, André Figueiredo; e do secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça(SAL/MJ), Gabriel de Carvalho Sampaio, Cardozo afirmou que o Marco Civil da Internet tem uma relevância histórica para o direito no Século XXI, comparando a importância que teve o Código Civil Napoleônico, no século XIX.

Ouça o ministro durante a entrevista coletiva concedida nesta quarta-feira

 Segundo Cardozo, o Marco Civil da Internet suscitou uma discussão mundial e tornou-se referência para diversos países. "De todas as leis significativas que ajudamos a construir, aquela que mais me encanta e me orgulha de ter participado diretamente é essa", declarou.

 De acordo com o ministro, a sociedade ainda não tem a dimensão do que será para a história do país essa lei. "O texto da lei é inovador tanto no conteúdo quanto na forma, pois a sociedade participou ativamente, deu sugestões. Com ele, criou-se  um marco democrático na produção das leis, o que é fundamental para a democracia representativa do século XXI", destacou.

 Para Cardozo,  a mesma sociedade que participou da elaboração da lei tem o direito de discutir a minuta desse decreto:  "Nós queremos a melhor aplicação possível do Marco Civil da Internet. Por isso, é importante eliminar dúvidas, fixar entendimentos que garantam a segurança jurídica da norma aprovada".

 O secretário de Assuntos Legislativos, Gabriel de Carvalho Sampaio, afirmou que esse é um momento de consagração de um processo que, desde sua origem, é exemplo de participação social: "esse é um legado que valorizamos e temos plena consciência de que não poderíamos avançar sem consultar novamente a população".

 Parcerias 

De acordo com o ministro das Comunicações, André Figueiredo,  o Brasil tem muito do que se orgulhar, pois é referência na construção de uma internet verdadeiramente democrática. "Temos no âmbito do Ministério das Comunicações o desafio de ampliar, cada vez mais, a internet banda larga, rápida  e que propicia a população brasileira, não apenas  a condição de se comunicar, mas também um grande instrumento de igualdade de oportunidades", disse.

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, por sua vez, apontou  o Marco Civil como instrumento fundamental para impedir o cerceamento da liberdade de expressão e o florescimento da cultura: "Não podemos permitir que os interesses econômicos sejam maiores do que o interesse da cultura para a sociedade". Além disso, para ele, uma legislação sobre internet é algo extremamente complexo de criar, pois a inovação no ambiente digital é algo que ocorre de maneira extremamente rápida.

 O debate público de regulamentação

 A primeira fase de consulta à sociedade, que levou à construção do documento, recebeu mais de 60 mil visitas e cerca de 1.100 comentários. Com 20 artigos divididos em quatro capítulos, a minuta de decreto já está disponível no site do ministério. Na página marcocivil.mj.gov.br, os interessados poderão fazer contribuições ou sugerir alterações ao texto proposto, bem como concordar ou discordar das sugestões de outros participantes.


Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br
(61) 2025-3135/3315/3928