Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Cooperação com a Suíça repatria 1,5 milhão de dólares da Operação Lava Jato

Destaque

Cooperação com a Suíça repatria 1,5 milhão de dólares da Operação Lava Jato

por publicado: 30/06/2017 09h15 última modificação: 30/06/2017 10h05
Valores estavam em contas de empresas offshores controladas por João Carlos de Medeiros Ferraz, que fechou acordo de colaboração premiada em 2015

Brasília, 30/06/17 - Nesta semana foi confirmada a repatriação aos cofres públicos brasileiros de cerca de 1,5 milhão de dólares por meio de cooperação jurídica internacional com a Suíça. As contas eram controladas por João Carlos de Medeiros Ferraz, investigado na Operação Lava Jato, que  fechou acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal, em setembro de 2015. Ferraz era ex-presidente da Sete Brasil, empresa criada pela Petrobras em 2010 para administrar sondas de exploração do pré-sal.

Pelo acordo firmado, João Carlos de Medeiros Ferraz comprometeu-se a repatriar os valores depositados em contas bancárias de empresas offshores, mantidas no Banque Cramer & C S.A., as quais eram por ele controladas na Suíça. Além da recuperação dos ativos, a cooperação com a Suíça também possibilitou a obtenção de documentos bancários que serão importantes para as investigações conduzidas no Brasil. 

As contas dessas offshores foram utilizadas por João Carlos de Medeiros Ferraz para recebimento de valores de origem ilícita, sendo que o dinheiro mantido nessas contas era proveniente de crimes de corrupção e de lavagem de dinheiro.

O pedido de cooperação jurídica internacional para obtenção da repatriação foi feito pela Procuradoria da República no Paraná, em dezembro de 2016, e encaminhado ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI/SNJ), Autoridade Central brasileira para cooperação jurídica com a Suíça, que procedeu a análise e tramitação às autoridades naquele país, além de realizar o monitoramento do cumprimento do pedido.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg