Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministério Público Militar integra rede de laboratórios contra lavagem de dinheiro

Destaque

Ministério Público Militar integra rede de laboratórios contra lavagem de dinheiro

por publicado: 22/12/2017 18h02 última modificação: 22/12/2017 18h37
O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do MPM assessora os membros da instituição por meio de pesquisas e análises periciais, bem como no desenvolvimento de sistemas de apoio à investigação

Rede Lab

Brasília, 22/12/17 - A Rede Nacional de Laboratórios contra a Lavagem de Dinheiro (Rede-LAB) ganha nova unidade com a integração do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) do Ministério Público Militar (MPM). Esta é a 57ª unidade da Rede-LAB e a 43ª em atuação.

A unidade já funciona desde 2015, com 25 integrantes capacitados e que participavam de atividades organizadas pelo Ministério da Justiça, no âmbito da Rede. Porém, faltava a formalização para a integração oficial do LAB-LD do MPM à Rede-LAB. “Com a publicação do acordo de cooperação entre o MJ e o MPM foi possível concretizar a iniciativa, como planejado, fortalecendo essa parceria”, ressaltou Tácio Muzzi, diretor-adjunto do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça, responsável pela coordenação da Rede.

O Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro do MPM está instalado no Centro de Pesquisa, Análise e Desenvolvimento de Sistemas de Apoio à Investigação (CPADSI) e atua no assessoramento aos membros da instituição em suas atribuições, por meio de pesquisas e análises periciais, bem como no desenvolvimento de sistemas de apoio à investigação.

O MPM atua na apuração de crimes militares, no controle externo da atividade policial judiciária militar e na instauração do inquérito civil objetivando a proteção, prevenção e reparação de dano ao patrimônio público, ao meio ambiente e aos bens e direitos de valor histórico e cultural. Além disso, é voltado à proteção dos interesses individuais indisponíveis, difusos e coletivos e à proteção dos direitos constitucionais no âmbito da administração militar.

Rede-LAB

Instituída em 2014, a Rede Nacional de Laboratórios de Tecnologia (Rede-LAB) é o conjunto de Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro instalados no Brasil. Fruto de uma das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), a principal característica da Rede é o compartilhamento de experiências, técnicas e soluções voltadas para a análise de dados financeiros, e, também, para a detecção da prática da lavagem de dinheiro, corrupção e crimes relacionados.

Saiba mais aqui.

 

ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg