Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Justiça da Áustria fala sobre combate à corrupção

Ministro da Justiça da Áustria fala sobre combate à corrupção

por publicado: 04/09/2014 15h22 última modificação: 04/09/2014 15h22

Brasília, 4/9/14 – O ministro da Justiça da Áustria, Wolfgang Brandstetter, falou nesta quarta-feira (3) sobre a luta contra a corrupção e os desafios dentro e fora de seu país. A palestra ocorreu durante 2º Ciclo de Estudos Justiça sem Fronteiras, promovido pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ).

O ministro austríaco citou um recente relatório da União Europeia que estima que o suborno é responsável por um dano anual de 120 bilhões de euros, o que corresponde a quase todo o orçamento da União Europeia no mesmo período.

“A corrupção é um mal que não só priva os países de suas receitas fiscais como também enfraquece a confiança dos cidadãos no Estado de Direito. Por isso seu combate deve ser uma luta de todos, pois é um pilar fundamental para o desenvolvimento de um país”, ressaltou.

Durante a exposição, o Brandstetter citou as convenções internacionais que reforçam o combate à corrupção e ao crime transnacional, e explicou o sistema austríaco e sua interface com a União Europeia para coibir e prevenir a corrupção e os crimes financeiros na Áustria.

Durante a manhã, os ministros da Justiça do Brasil e da Áustria assinaram um acordo de extradição que facilitará a cooperação penal e debateram várias iniciativas de cooperação entre os dois países.

Ministro Federal da Justiça da Áustria desde dezembro de 2013, Wolfgang Brandstetter é jurista, advogado e professor universitário na área de Direito Penal nas universidades de Graz, Brünn, Cracóvia, Linz e Viena.

Ministério da Justiça
facebook.com/JusticaGovBr
flickr.com/JusticaGovbr
www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315