Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MJ e ACNUR divulgam relatórios sobre refúgio no Brasil e no mundo

General

MJ e ACNUR divulgam relatórios sobre refúgio no Brasil e no mundo

por publicado: 17/06/2013 14h42 última modificação: 20/02/2014 14h33

O Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR) divulga nesta quarta-feira (19 de junho), a partir das 9hs, no auditório da CARRJ / OAB Rio de Janeiro, o relatório “Tendências Globais 2012”, com os dados mais recentes sobre deslocamentos forçados no mundo. Na mesma ocasião, o Comitê Nacional para Refugiados (CONARE) do Ministério da Justiça divulgará o perfil do refúgio no Brasil.

Os números serão divulgados durante o seminário “Criando Novos Caminhos: Articulação da Rede de Proteção aos Refugiados e suas Famílias”, organizado pela Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro e a seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Estado. O auditório CARRJ / OAB Rio na Avenida Marechal Câmara, 210, 6º andar - Centro do Rio.

O relatório Tendências Globais 2102 será divulgado pelo representante do ACNUR no Brasil, Andrés Ramirez. Os dados sobre o refúgio no Brasil serão divulgados pelo Diretor do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, João Guilherme Granja. Ambos atenderão à imprensa no local.

O seminário e a divulgação dos relatórios sobre refúgio no Brasil e no mundo fazem parte das celebrações do Dia Mundial do Refugiado no país, que é observado no dia 20 de junho (quinta-feira). Para marcar a data neste ano, o ACNUR lançou a campanha “1 família”, que ressalta o impacto dos conflitos sobre núcleos familiares que são obrigados a deixar suas comunidades e seus países de origem devido a guerras, conflitos e perseguições, em busca de proteção e da possibilidade de reconstruir suas vidas.

O seminário contará com a presença de representantes da Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro, da CAARJ / OAB Rio, da Coordenadoria dos Direitos da Criança e do Adolescente (CDEDICA) da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e do Comitê Estadual Intersetorial de Políticas de Atenção aos Refugiados do Estado do Rio de Janeiro.

Durante o evento, serão homenageados cidadãos e instituições que atuam a favor da integração dos refugiados no Brasil, entre eles o refugiado congolês Charly Kongo Nzalambila, que dá aulas de português para outros refugiados congoleses que vivem no Rio, o Pastor Laza Ndosi da igreja Assembleia de Deus Ministério Madureira, que congrega a comunidade de refugiados congoleses residentes em Brás de Pina, e a CDEDICA.

Em todo o mundo, guerras e perseguições já forçaram mais de 45 milhões de pessoas a deixar suas casas, a grande maioria delas tornando-se refugiadas ou deslocadas internas em seus próprios países. O Brasil abriga cerca de 4.200 refugiados reconhecidos pelo governo brasileiro.

SERVIÇO
• Evento: Lançamento do relatório “Tendências Globais 2012”, do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e de estatísticas do Ministério da Justiça sobre refúgio no Brasil, durante seminário “Criando Novos Caminhos: Articulação da Rede de Proteção aos Refugiados e suas Famílias”.
• Data e horário: 19 de junho de 2013, a partir das 9hs;
• Local: Auditório da CAARJ / OAB Rio
• Endereço: Avenida Marechal Câmara, 210, 6º andar, Centro, Rio de Janeiro (RJ)

Para mais informações, entre em contato com:
• Unidade de Informação Pública do ACNUR Brasil (61.3044.5744)
• Assessoria de Comunicação do Ministério da Justiça (61.2025.3135 / 3315)
• Assessoria de Comunicação da OAB Rio: (21.2272.2066)
• Caritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro (21.2567.4177 / 2567.4105)