Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Municípios do Ceará receberão programas de prevenção às drogas

Destaque

Municípios do Ceará receberão programas de prevenção às drogas

por publicado: 09/05/2017 17h52 última modificação: 10/05/2017 17h29
Parceria entre governo federal e estadual garante implementação dos programas Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes em 16 regiões

Brasília, 9/5/17 – Ao longo de 2017, a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), em parceria com a Secretaria Especial de Políticas sobre Drogas do Ceará, implementará em 16 municípios os atuais programas de prevenção ao uso de drogas do Governo Federal: Jogo Elos, #Tamojunto e Famílias Fortes.

As cidades beneficiadas são Caucaia, Maracanaú, Horizonte, Maranguape, São Gonçalo do Amarante, Aquiraz, Redenção, Eusébio, Beberibe, Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Icó, Iguatu, Quixeló e Sobral. No início da segunda semana de maio de 2017, uma oficina de sensibilização foi realizada em Fortaleza, na sede da Secretaria do Estado, com representantes das áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

A Senad prevê que os programas sejam desenvolvidos em ao menos 32 escolas de Ensino Fundamental I e II da rede pública, beneficiando cerca de 4.800 estudantes e envolvendo 560 profissionais. Já está marcada para a próxima segunda-feira (15) assinatura do termo de cooperação em reunião de pactuação entre as Secretarias e as Prefeituras municipais.

Estiveram presentes no encontro a secretária Especial de Políticas sobre Drogas, Aline Bezerra Câncio; a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social do município do Crato, Agueda Duarte; o secretário de Educação do município de Quixelô, Claudemir Alves Ribeiro; e a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social de São Gonçalo do Amarante, Maria Vênus de Andrade Cunha.

Programas e resultados
O Jogo Elos é um programa voltado para crianças de 6 a 10 anos matriculadas no Ensino Fundamental I. O objetivo é contribuir para a produção de um ambiente harmônico que estimule a troca e a cooperação entre alunos e professores, favorecendo o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades sociais. Em 2016, foram favorecidos 3.255 estudantes cearenses.

O #Tamojunto é outro programa de prevenção ao uso de drogas realizado em escolas, sendo voltado para jovens de 13 e 14 anos de idade matriculados no Ensino Fundamental II. Visa instrumentalizar adolescentes com habilidades e recursos específicos para que possam lidar com influências sociais, adquirindo conhecimentos sobre drogas e suas consequências para a saúde. No ano passado, 1.874 estudantes do Estado foram contemplados.

O Famílias Fortes é um programa de prevenção voltado para famílias de crianças e adolescentes entre 10 a 14 anos. A meta é reduzir os fatores de risco e construir ou fortalecer os vínculos familiares e comunitários. Em 2016, foram realizados 6.132 atendimentos.


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgSOUNDCLOUD_ICON_2103.jpgINSTAGRAM_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg