Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota à imprensa conjunta da Sesge e Prefeitura do Rio de Janeiro

General

Nota à imprensa conjunta da Sesge e Prefeitura do Rio de Janeiro

por publicado: 22/07/2013 21h23 última modificação: 20/02/2014 14h57

Rio de Janeiro/RJ – Em reunião ocorrida na noite de hoje, 22, na sede do Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro, entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos/MJ, a Secretaria de Segurança Pública Estadual, a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal e a Prefeitura Municipal, foram avaliados os procedimentos adotados para a segurança do Papa Francisco e dos fiéis que permaneceram nas ruas do centro da cidade para saudar o Pontífice.

A avaliação foi positiva, uma vez que não ocorreu qualquer incidente envolvendo o Papa ou qualquer dos fiéis presentes. A interdição da via não estava prevista, uma vez que tal providência somente será adotada nos trajetos realizados em carro aberto.

A retenção ocorrida na Avenida Presidente Vargas decorreu de uma série de fatores, em especial opções do próprio Vaticano, relativas à visibilidade e ao contato com os peregrinos, manifestadas pelo Papa. A velocidade reduzida do comboio e a janela do veículo aberta são fatos que demonstram o perfil do Pontífice e incentivam a aproximação dos fiéis.

A informação quanto aos itinerários do Papa foram transmitidos em briefing ocorrido na manhã de hoje, no Centro Integrado de Comando e Controle Regional, com representante da Prefeitura Municipal.

A Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro se comprometeu a reforçar sua representação no Centro de Comando e Controle a partir de amanhã, para agilizar o fluxo de comunicação que permita uma tomada de decisões mais ágil, para evitar que, novamente, uma informação disponível não chegue ao conhecimento da cúpula da Prefeitura.

 ASCOM SESGE/MJ – 61 9134-0095

ASCOM Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro – 21 8909-1997