Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operação Cold Case desarticula esquema de corrupção em Goiás

General

Operação Cold Case desarticula esquema de corrupção em Goiás

por publicado: 12/12/2013 11h36 última modificação: 21/02/2014 11h16
PF cumpre mandado de prisão de grupo criminoso composto por policiais e empresários envolvidos em um esquema de corrupção, estelionato e violação de sigilo funcional

Goiânia (GO) 12/12/13 – A Polícia Federal deflagrou na manhã desta (12) a Operação Cold Case, com o objetivo de desarticular um grupo criminoso composto por policiais e empresários, envolvidos em um esquema de corrupção, estelionato e violação de sigilo funcional. As diligências estão ocorrendo nas cidades de Goiânia, Anápolis e Itapuranga, em Goiás, e em Fortaleza, no estado do Ceará.

Policiais federais dão cumprimento a 11 mandados de prisão, 21 mandados de busca e apreensão e 3 conduções coercitivas, contra os envolvidos no grupo criminoso. As equipes contam com a participação de 142 policiais federais de diversas unidades e de integrantes das polícias civil e militar de Goiás. Nove investigados já foram presos, restando apenas dois empresários a serem localizados pela PF.

A investigação iniciou há oito meses, e foi constatado que três policiais militares, dois policiais civis e um policial federal estariam realizando investigações clandestinas a pedido de empresários e particulares e, para tanto, utilizavam o aparato policial em benefício próprio, cobrando altas somas de dinheiro pelos resultados alcançados.

No curso das investigações, foi verificado também que o grupo criou um site de vendas falso, que tinha por objetivo aproveitar o período de festas de fim de ano e iludir pessoas interessadas em comprar presentes. Todavia, os produtos supostamente vendidos nunca foram entregues, e os valores pagos foram desviados para a conta de “laranjas”.

Os policiais envolvidos foram presos e afastados do cargo, e o site, retirado do ar, conforme determinação do Juiz Federal da 5ª Vara de Goiânia. Os empresários serão encaminhados para a Casa de Prisão Provisória, em Aparecida de Goiânia (GO), onde ficarão à disposição da Justiça.

Da Polícia Federal
Agência MJ de Notícias
(61) 2025-3135/3315
acs@mj.gov.br
www.justica.gov.br