Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Operações combatem crimes na fronteira durante a Copa

Destaque

Operações combatem crimes na fronteira durante a Copa

por publicado: 09/06/2014 12h17 última modificação: 09/06/2014 12h37
Trabalho envolve efetivo com 250 policiais, viaturas e um helicóptero com equipe especializada em policiamento aéreo

Brasília, 9/6/14 – Operações na fronteira do Brasil, intensificadas no período da Copa do Mundo, vão combater crimes típicos de regiões fronteiriças. Operações no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul seguem até o término do Mundial de futebol nos limites dos estados com o Paraguai e a Bolívia.

Segundo o coronel Wankly Rodrigues, comandante do Grupo Especial de Fronteiras do Mato Grosso, o objetivo é um controle maior da fronteira para evitar crimes como tráfico de drogas, armas e pessoas, contrabando e descaminho, evasão de divisas, entre outros.

Só no Mato Grosso do Sul, com a “Operação Fronteira Unida: Copa do Mundo”, o trabalho envolve um efetivo de 250 pessoas, viaturas e um helicóptero com a equipe especializada em policiamento aéreo, que faz a varredura das áreas por ar e orienta as equipes em terra. Nos dois estados, o trabalho integrado envolve equipes da PM, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Exército e Marinha.

O helicóptero percorreu, na última quinta-feira (5), um trecho de 1.500 quilômetros, na faixa de fronteira, realizando o policiamento aéreo nos municípios de Antônio João, Ponta Porã, Amambai, Coronel Sapucaia, Tacuru e Eldorado, por exemplo. “O foco são as rodovias e também as estradas vicinais, que é por onde a criminalidade desvia o transporte do contrabando e do tráfico”, explicou o coronel Rosalino Gimenez Filho.

Toda operação nos dois estados será compartilhada em tempo real com o Centro de Comando e Controle Regional, em Cuiabá, e com os Centros Nacionais, em Brasília e Rio de Janeiro, durante a primeira fase do Mundial. Os Centros são resultados de investimentos feitos pela Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça (Sesge/MJ).

Na faixa de fronteira, as equipes policiais dos estados vão utilizar viaturas, lanchas, armação e munição já entregues pela Secretaria Nacional de Segurança Púbica do Ministério da Justiça (Senasp/MJ), como planejamento previsto pela Estratégia Nacional de Segurança Pública nas Fronteiras (Enafron). 

Em outras faixas de fronteira, como no Amazonas, equipes policiais do estado e federais e ainda tropas das Forças Armadas também atuam para evitar a ação de criminosos antes e depois da Copa do Mundo.

Foto: Joelma Belchior/SSP-MS

 

Ministério da Justiça
Curta facebook.com/JusticaGovBr

www.justica.gov.br
imprensa@mj.gov.br

(61) 2025-3135/3315