Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Órgãos ambientais e de justiça aderem ao sistema de informações do MJ

Destaque

Órgãos ambientais e de justiça aderem ao sistema de informações do MJ

por publicado: 20/12/2017 15h00 última modificação: 20/12/2017 15h43
Sinesp Infoseg é uma das ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) que ajuda a prevenir e reprimir crimes

Infoseg

Brasília, 20/12/17 - Auditores ambientais, defensores públicos e policiais em geral. Todos podem acessar o Sinesp Infoseg, uma das ferramentas do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) que ajuda a prevenir e reprimir crimes. Por meio do Sinesp Infoseg, agentes públicos consultam e pesquisam bases integradas de informações sobre pessoas, veículos e armas de fogo, entre outros dados.

Criador e gerenciador do Sinesp, o Ministério da Justiça acaba de firmar acordo de cooperação técnica para acesso ao Sinesp Infoseg pelas defensorias públicas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (19), a decisão também inclui a Controladoria-Geral do estado de Minas Gerais e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibram) do Distrito Federal.

Segundo o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o Sinesp Infoseg permite uma pesquisa ágil e segura a registros policiais e judiciais e, com informações confiáveis, pode permitir a outros órgãos públicos detectarem e denunciarem crimes mais facilmente, ajudando as instituições federais, estaduais e municipais de segurança pública. "Em aspecto amplo, a integração pelo conhecimento permite uma cooperação mais ampla entre órgãos diversos contra o crime em geral, inclusive em delitos ambientais ou financeiros. Com ajuda da tecnologia e da inteligência, temos uma rede mais eficaz", defende.

Sinesp Infoseg

Desenvolvido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp/MJ), o Sinesp Infoseg é uma nova versão do Infoseg (antiga Rede Nacional de Informações de Segurança Pública) e entrou em funcionamento no mês de abril de 2017. Ele já conta com mais de 50 mil usuários em todo o Brasil. Para um órgão público aderir à solução é necessário entrar em contato com a Senasp para firmar um acordo de cooperação técnica, que tem duração de cinco anos, podendo ser renovado. Na semana passada, por exemplo, a secretaria chegou a 247 guardas municipais autorizadas a acessar o Sinesp Infoseg, o que contribui para a segurança pública nessas cidades.

"O acesso às informações é restrito aos agentes de segurança pública e órgãos conveniados da União, estados e municípios, que devem utilizá-las estritamente no desempenho de suas atribuições legais. A ferramenta possibilita a consulta a informações seguras de diversos bancos de dados de interesse policial, como cadastros do Departamento Nacional de Trânsito, Sistema Nacional de Armas e Banco Nacional de Mandados de Prisão, entre outros", explica o secretário-adjunto da Senasp, almirante Alexandre Mota.

Leia mais: Guardas municipais de 247 cidades aderem a sistema de informações


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg