Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Países da América Latina, Caribe e União Européia debatem políticas sobre drogas

Destaque

Países da América Latina, Caribe e União Européia debatem políticas sobre drogas

por publicado: 29/11/2017 13h36 última modificação: 29/11/2017 15h08
Entre os temas a serem discutidos, estão as novas ameaças relativas à drogas sintéticas e seus precursores químicos

Brasília, 29/11/17 – Cerca de 90 especialistas de 34 países participam, até 1º de dezembro, da 2ª Semana de Precursores do Programa de Cooperação entre a América Latina, o Caribe e a União Européia em Políticas sobre Drogas (Copolad). O evento, realizado no Grand Mercure Hotel, tem como objetivo promover o intercâmbio de informações e experiências entre órgãos que trabalham na prevenção do desvio de precursores químicos para produção de drogas ilegais. Entre os tópicos a serem discutidos, destaca-se o tema das novas ameaças relativas à drogas sintéticas e seus precursores químicos. 

O secretário nacional de Políticas sobre Drogas, Humberto Viana, fez a abertura da reunião, a convite da Copolad, e ressaltou que o tema é de máximo interesse da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - Senad, uma vez que poussui relação com as competências do Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid).  

O Observatório é responsável por gerir e disseminar informações confiáveis e científicas sobre drogas. É também um canal de armazenamento de dados sobre drogas, incluindo pesquisas realizadas pela Senad, estatísticas e indicadores. 

A Senad está frequentemente acompanhando os temas abordados pela Copolad por meio de reuniões já realizadas em Bogotá e Portugal. Uma das inciativas da secretaria, já apresentada em reunião anteriores da Copolad, é o Sistema Brasileiro de Alerta sobre Drogas (Sisbad). O sistema está em fase de desenvolvimento pelo Obid e se destaca como mecanismo de proteção à epidemia de novas drogas ou novos tipos de uso, uma vez que fará um fluxo de informações estruturadas desde a detecção, alerta até a resposta e intervenção. 

O Copolad é um programa de cooperação birregional financiado pela Comissão Europeia e implementado de forma coordenada e colaborativa entre os países da América Latina e do Caribe e os países da União Européia (UE). Seu objetivo é impulsionar políticas de drogas baseadas e apoiadas por ferramentas e estratégias de avaliação com eficácia comprovada.

Reunião Copolad


ASSINATURAMJ_PORTAL_0803_PARTE BCA.JPGASSINATURAMJ_PORTAL_0803.jpgFACEBOOK_ICON_2103.jpgYOUTUBE_ICON_2103.jpgTWITTER_ICON_2103.jpgFLICKR_ICON_2103.jpg